Conforme pesquisa feita pelo programa Pesebem, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - Famato, a expectativa é de que o total pesado neste ano de 2009 seja de 1 milhão de animais. Mesmo com todo o cenário tempestuoso no segmento da pecuária - no que envolve as oscilações de preços do boi gordo e também o fechamento de plantas frigoríficas no estado -, o Pesebem registrou aumento do número de animais pesados pelas balanças.
Conforme pesquisa feita pelo programa Pesebem, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – Famato, a expectativa é de que o total pesado neste ano de 2009 seja de 1 milhão de animais. Mesmo com todo o cenário tempestuoso no segmento da pecuária – no que envolve as oscilações de preços do boi gordo e também o fechamento de plantas frigoríficas no estado -, o Pesebem registrou aumento do número de animais pesados pelas balanças.
De acordo com levantamento feito pelo coordenador do programa, Guto Zanata, nos quatro primeiros meses deste ano, o Pesebem pesou 237.883 mil animais, contra 134.309 mil pesados no mesmo período em 2008. Isso representa um aumento de 77,11% nas pesagens.
Segundo Augusto Zanata, este expressivo aumento no número de pesagens está relacionado à adesão de novas unidades frigoríficas ao programa de dezembro de 2009 a abril de 2009, o que aponta um implemento de 18% no número de plantas que possuem a balança do Pesebem.
“Com segurança e transparência em relação aos pesos dos animais entre a balança do frigorífico e a do programa, muitos pecuaristas aderiram ao projeto. As balanças do Pesebem têm servido, constantemente, como referência em casos de divergências de peso que ocorrem esporadicamente, decorrentes, em geral, de falhas técnicas”, destacou.
No ano passado, com 11 balanças instaladas, o programa alcançou números surpreendentes. Foram pesados mais de meio milhão de animais, com 1.692 pecuaristas tendo aderido ao programa.
A expectativa para este ano, segundo Guto Zanata, é que o número de pesagem dos animais possa ser melhor se comparado com o do ano passado. Ele explica que, baseando-se no crescimento observado no primeiro quadrimestre de 2009, no qual já foram pesados 237.883 animais, as projeções devem chegar, até o final do ano, a 1 milhão de animais pesados. “Este aumento na pesagem está atrelada a novas adesões que hoje totalizam 1.953 pecuaristas, o que significa um aumento de 15,42% no número de adesões ao programa PeseBem e também devido ao funcionamento de 13 balanças no estado”, comemorou.
As informações são da Famato, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.