Índices e Indicadores econômico-financeiros (parte I)
7 de março de 2003
RS: comissão busca reabertura do Alegretense
11 de março de 2003

MT: prazo para comunicação de vacina termina hoje

Termina hoje o prazo para o pecuarista comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) a vacinação de bovinos e bubalinos de até 12 meses de idade contra a febre aftosa. Quem não cumprir essa determinação será penalizado com multa e não poderá transportar seus animais de uma para outra propriedade.

Em maio, Mato Grosso realizará a segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a aftosa, para animais com até 24 meses de idade. Em novembro, na última etapa do ano, a vacina é obrigatória para todo o rebanho, independentemente de idade.

Mato Grosso está livre da aftosa desde 16 de janeiro de 1996, quando o último foco clínico foi registrado numa fazenda no município de Terra Nova do Norte (ao norte de Cuiabá).

Na etapa de vacinação de mamando a caducando, em novembro do ano passado, Mato Grosso alcançou um índice de cobertura vacinal de 96%, considerado satisfatório pelas autoridades do setor. Naquele período, os municípios do Complexo do Baixo Pantanal tiveram prazo até 15 de dezembro para a aplicação da dose.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Eduardo Gome), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.