O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Décio Coutinho, participou ontem da reunião com representantes de entidades executoras de sanidade agropecuária, do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura e da Câmara Setorial da Pecuária de Corte, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“São encontros que poderão definir o montante dos recursos a serem distribuídos aos estados. Estamos levando a proposta de R$ 10 milhões porque temos um amplo programa de controle sanitário que envolve a responsabilidade do Estado em relação à aftosa, que está controlada em nossa região devido a este forte trabalho implementado pelo governo nos últimos anos”, justificou.
Os recursos solicitados pelo órgão serão destinados à renovação da frota, aquisição de novos equipamentos de informática e para o fortalecimento do trabalho de fiscalização na região da fronteira com a Bolívia e nas divisas com os estados, especialmente aqueles que ainda não controlaram a aftosa e oferecem risco.
O Indea conta neste ano com um orçamento, já aprovado, de 25 milhões, sendo que 48% dos recursos serão aplicados na campanha de erradicação da aftosa e o restante será dividido nas ações de sanidade vegetal e investimentos em treinamentos e capacitação.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint