Uma solução para o escoamento da safra de Mato Grosso surgiu com a decisão do governo federal em liberar R$ 1,5 bilhão para acelerar o asfaltamento de mil quilômetros da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém.
Uma solução para o escoamento da safra de Mato Grosso surgiu com a decisão do governo federal em liberar R$ 1,5 bilhão para acelerar o asfaltamento de mil quilômetros da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém. A medida foi tomada em meio a uma revisão de 120 projetos de transporte e energia analisados na sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por ministros.
A BR-163, de terra, fica praticamente intransitável entre dezembro e junho, devido às chuvas. O asfaltamento abriria uma rota mais curta e barata para a exportação, inclusive porque o porto de Santarém fica mais próximo dos mercados consumidores.
A única preocupação é dos ambientalistas, que temem que a pavimentação acelere a devastação provocada por madeireiros, pecuaristas, produtores de soja e grileiros. Por isso, eles tentam obstruir a conclusão da rodovia, construída no começo da década de 1970 pelo regime militar. Por outro lado, o governo já tem uma licença ambiental preliminar e agora espera receber aprovação definitiva até o final da estação chuvosa, em junho de 2007. As informações são da Agência Reuters.
0 Comments
Será a grande saída para uma grande região produtora do Mato Grosso, se realmente desta vez sair esta rodovia de suma importância par economia do nosso país. Caso se concretize, cremos que realmente este governo está preocupado com o desenvolvimento, geração de empregos em nosso país.