O maior leilão da pecuária bovina mundial foi realizado sábado (26), em Água Boa, Mato Grosso, (740 km a nordeste de Cuiabá), com 17.073 animais na pista.
Realizado anualmente pelo leiloeiro Maurício Tonhá, dono da Estância Bahia, de Água Boa, o leilão tem transmissão ao vivo pela televisão de assinatura Canal do Boi, gera 300 empregos temporários e muda o cotidiano da cidade. Nessa edição, participaram bovinos de 126 grandes pecuaristas do município e da região.
Os lotes leiloados foram compostos por 10.702 machos e 6.371 fêmeas, com 95% desse rebanho formado pela raça nelore e suas variações por cruzamento. Na abertura do primeiro lance Maurício disse que esperava um movimento superior ao do ano passado, quando vendeu R$ 6 milhões.
Grandes nomes da pecuária participaram do leilão. O principal destaque foi o maioral do nelore no Brasil, Rubico de Carvalho, 85, mineiro radicado em Barretos (SP). Carvalho foi um dos pioneiros na importação do nelore da Índia, que é o berço dessa raça.
Momentos antes do leilão o secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, assinou a Portaria 20/2003, que altera o manual de procedimentos técnico-sanitários para realização de leilões.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Eduardo Gomes), adaptado por Equipe BeefPoint