Churrascarias de São Paulo farão “Semana da carne” durante a Feicorte
30 de abril de 2003
ABCZ divulga Brazilian Cattle Genetics
5 de maio de 2003

MT: Segunda etapa da vacinação vai imunizar 9,5 milhões de cabeças

Ao longo desse mês, as entidades envolvidas na vacinação em Mato Grosso esperam alcançar o rebanho-alvo de 9.566.635 cabeças, com até 24 meses, fora da região alagadiça do Complexo do Baixo Pantanal (com rebanho nessa faixa etária estimado em 300 mil bovinos), onde a vacina é facultativa, salvo em caso de trânsito por rodovia e hidrovia. A etapa em curso é a segunda do ano. Em novembro se realiza a última vacinação da temporada, para animais de todas as faixas etárias.

O rebanho bovino atual é de 22,6 milhões de cabeças e o de bubalinos gira em torno de 230 mil. “Até novembro esse número deverá chegar a 23,5 milhões de bovinos”, acredita o secretário-executivo do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa/MT), Antonio Carlos de Sousa.

A principal ameaça à pecuária mato-grossense é o sul do Pará, região de alto risco. A situação é diferente nos demais estados vizinhos: Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul têm boa sanidade. Rondônia foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área livre de aftosa com vacinação e neste mês deverá conquistar idêntico reconhecimento pela Organização Internacional de Epizootias (OIE). Amazonas não tem rebanho na faixa divisória. Na fronteira seca de 730 km com a Bolívia á situação “é cômoda”, na avaliação de Antonio Carlos.

O presidente da Federação da Agricultura de Santa Cruz de la Sierra (Fegasacruz), Carlos Añez, e o coordenador-geral do Comitê Departamental de Erradicação da Febre Aftosa na Bolívia, Xavier Velarde, comunicaram ao governador Zéca de Ávila que a região fronteiriça boliviana com Mato Grosso, com 1,5 milhão de cabeças e constituída pelas províncias de German Bush, Velasco, Niuflo Chavez, Chiquitos e parte da província de Cordilheira, obteve da OIE o certificado de zona livre de aftosa com vacinação.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Eduardo Gomes), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.