Queda no preço do boi e aumento da informalidade com MP 183
5 de julho de 2004
Exportações de carnes atingem US$ 518 milhões em junho
7 de julho de 2004

MT vacinou 97% do rebanho em maio

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) divulgou o balanço da segunda etapa de vacinação contra aftosa. Em maio foram imunizados 97,3% ou 10,1 milhões de cabeças de um total estimado de 10,3 milhões de animais, na faixa etária de zero a 24 meses. O índice apresentado ontem pelo presidente do Instituto, Décio Coutinho e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira está 1% abaixo do percentual contabilizado no mesmo período do ano passado. A campanha foi realizada de 1o a 31 de maio.

Para o presidente do Indea, o que resume a redução nos índices de vacinação em Mato Grosso é a “acomodação”. O mercado estabilizado, o Brasil como maior exportador de carne do mundo e os melhores índices de vacinação da história de Mato Grosso registrados em 2003, contribuíram para esta “falsa” tranqüilidade de que o pior já passou. “O Indea, trabalha agora para atingir os 100% de vacinação do rebanho que deveriam ter sido vacinados em maio, de forma assistida, ou seja, os técnicos irão visitar todas as propriedades que ainda não comunicaram o procedimento e acompanhar a vacinação do rebanho, se for o caso”, aponta Coutinho.

Em nove das dez regionais do estado o índice de imunização foi menor do que o registrado no mesmo período em 2003. A região da Baixada Cuiabana é uma das que apresentam a maior queda, passando de um índice de cobertura vacinal de 95,3%, em maio de 2003, para 89,9% neste ano.

Na região de São Félix do Araguaia, o índice registrado também é motivo de alerta. Em 2003, a região, com mais de 870 mil cabeças de gado, deixou de imunizar mais de 30,5 mil animais, atingindo um índice de cobertura vacinal de 96,4%. Na região, o rebanho bovino teve um acréscimo, na faixa etária de zero a 24 meses, de quase 100 mil animais.

O Indea/MT irá desencadear um verdadeiro mutirão de conscientização dos pecuaristas mato-grossenses para elevar o índice de imunização do rebanho de 24,7 milhões de cabeças de gado, já para a etapa de novembro. Paralelas ao processo de conscientização, ações simultâneas já estão em andamento para garantir o mercado internacional conquistado pelo estado. “Estamos montando a estratégia para realizar o processo de conscientização nos próximos 90 dias para estimular os Comitês Municipais de Erradicação da Febre Aftosa, os produtores nos assentamentos e elevar o índice de vacinação”, assegurou o secretário.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.