Paraguaios e brasileiros discutem o combate à aftosa
12 de junho de 2003
Chile aceita importar carnes dos EUA sem inspeção extra local
12 de junho de 2003

Mudança nas normas de EEB no Reino Unido poderá gerar aumento da oferta e redução nos preços de carne bovina

O preço da carne bovina no Reino Unido deverá cair depois que os especialistas em segurança dos alimentos decidirem que a retirada de uma importante salvaguarda atualmente em vigor contra a encefalopatia espongiforme bovina (EEB) é segura. Isto porque a Agência de Padrões de Alimentos (Food Standards Agency – FSA) recomendará ao governo no próximo mês que retire a barreira à carne bovina de animais de mais de 30 meses de idade, porque não há justificativa científica para manter esta barreira.

Se o governo concordar, isto resultará em um volume extra de 220 mil toneladas de carne bovina chegando nas prateleiras dos supermercados e nos açougues britânicos anualmente. Os britânicos atualmente consomem 900 mil toneladas de carne bovina por ano, de forma que um aumento de 25% na oferta do produto levará a uma grande queda nos preços, atualmente em torno de 14,33 libras esterlinas (US$ 23,58) por quilo para cortes de primeira.

O Tesouro Público britânico está pressionando para que a barreira seja removida o mais rápido possível – ela custa 400 milhões de libras esterlinas (US$ 658,36 milhões) aos pagadores de imposto por ano, para destruir milhares de bovinos saudáveis – mas os líderes rurais alertam que a liberação de quantidades tão grandes de carne bovina no mercado de uma só vez poderá levar a um colapso na indústria. Eles querem que a barreira seja retirada em estágios e que os ministérios forcem a União Européia (UE) a reabrir os lucrativos mercados de exportação.

A barreira foi introduzida em 1996, depois que se descobriu que a carne bovina infectada com EEB é a provável causa da nova variante da doença de Creutzfeldt- Jakob (nvCJD), que até agora já matou mais de 130 pessoas no Reino Unido.

Os especialistas estão agora convencidos que a epidemia de EEB foi derrotada e, com outras medidas de proteção ainda em funcionamento, é seguro que esta barreira seja retirada.

Fonte: ScotlandOnSunday.com (por Jeremy Watson), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.