Os criadores das raças simental e simbrasil reservaram seis pavilhões completos, a pista principal de julgamento e o tatersal de elite do Parque de Exposições de Campo Grande para a realização da Exposição Nacional e dos seus leilões de animais, que devem faturar cerca de R$ 2 milhões.
A 12a Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil vai reunir em Campo Grande, de 4 a 8 de abril, 500 animais de elite de criadores de todas as regiões do país. Além do julgamento dos animais em pista, a Nacional vai promover o Simpósio Nacional da Raça Simental, reciclagem de jurados e três leilões de animais.
No dia 7 de abril, a partir das 14 horas, após almoço oferecido no próprio recinto de leilões do Parque de Exposições, será realizado o Leilão Pecuária Novo Horizonte de Cruzados Simental e Simbrasil. Marco Iatauro, proprietário da empresa e organizador da Nacional vai ofertar cerca de 2.000 animais cruzados, produzidos em Coxim (MS), apartados por cor, idade e peso. O remate promete ser, como foi no ano passado, um dos grandes sucessos comerciais da Expo Grande. No mesmo dia 7, a partir das 20 horas, será realizado o Leilão Nacional Simbrasil, que venderá 40 animais de elite, entre machos e fêmeas, com a marca dos principais criadores do país. E no dia 8, às 20 horas, será a vez do Leilão Nacional Simental, que venderá 15 fêmeas de elite, todas premiadas e 30 lotes de touros puros para cruzamento industrial. Todos os remates serão realizados pela Leiloboi – Leilões Rurais, transmitidos pelo Canal do Boi e a expectativa dos organizadores é faturar mais de R$ 2 milhões, nos três pregões.
A presença dos principais selecionadores brasileiros em Campo Grande, está garantida, segundo Alan Fraga, presidente da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil. “O Brasil tem o maior interesse na pecuária do Mato Grosso do Sul. O Estado tem o maior rebanho de bovinos de corte do país, com mais de 23 milhões de animais, e obrigatoriamente é um grande consumidor de genética de elite. Os criadores de simental e simbrasil, logicamente, querem mostrar as grandes qualidades das nossas raças e as vantagens do uso delas na pecuária moderna, buscando aumentar ainda mais as vendas de sêmen e touros para cruzamento industrial no Estado, e, consequentemente, em todo o Brasil Central”, diz.
Marco Iatauro, principal responsável pela realização na Nacional das Raças Simental e Simbrasil, este ano, em Campo Grande, está comemorando também 10 anos do início das atividades da Pecuária Novo Horizonte, em Coxim (MS), hoje com toda a sua área de 38 mil hectares com pastagens implantadas e ocupadas com 42 mil animais das raças nelore, simbrasil e cruzados. Ele aposta no grande desenvolvimento da raça simbrasil nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. A sua empresa vem produzindo e utilizando touros simbrasil no Pantanal com o maior sucesso, nas mesmas condições do nelore e com resultados muito melhores. Em seu leilão ele vai apresentar animais cruzados de simbrasil com nelore criados em pastagens de braquiária humidícola e desmamados com mais de 240 quilos aos 210 dias de idade.
Os animais entrarão no Parque de Exposições de Campo Grande nos dias 1 e 2 de abril. No dia 4 serão realizadas as pesagens, mensurações e ultra-sonografia nas fêmeas. Ainda no dia 4 acontecerá o Simpósio Nacional da Raça Simental. Os julgamentos das categorias e campeonatos das duas raças serão realizados simultaneamente nos dias 5 e 6, das 8 às 18 horas. As categorias especiais e os grandes campeonatos serão julgados no dia 7, das 8 às 12 horas. A saída dos animais está prevista para o dia 8 de abril.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (por Nilson Herrero)