Mercado Físico da Vaca – 12/08/09
12 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 13/08/09
14 de agosto de 2009

Não teremos entressafra em 2009?

O leitor Luciano Guedes nos enviou a seguinte pergunta e gostaria de saber como os usuários do BeefPoint estão pensando. "Parece que não vamos ter entressafra neste ano. Concordam?"

O leitor Luciano Guedes nos enviou a seguinte pergunta e gostaria de saber como os usuários do BeefPoint estão pensando. “Parece que não vamos ter entressafra neste ano. Concordam?”

Dê sua opinião enviando um curto e rápido comentário através do box de cartas do leitor, abaixo.

0 Comments

  1. Ricardo Augusto Silva Faleiros disse:

    Se levarmos em cosideração a demanda atual pela carne, não vendo crescimento significativo em vendas, e a oferta de boi que se tem no mercado não consigo ver aumento significativo em preços no mercado da entresafra (isso se tiver entresafra).

  2. Julio M. Tatsch disse:

    Vamos responder com os poucos números que dispomos, ficando a análise a cargo de cada um.

    Partindo da lógica de que preços são a resultante da oferta, demanda e produtos substitutos. Sem esquecer do poder de manipulação de alguns integrantes da cadeia produtiva, quanto as informações divulgadas.

    Neste sentido é dramático a falta de coleta de dados (pois eles existem) e disponibilização, em tempo que permita seu uso na gestão do negócio pecuário. Somado a falta de cobrança da classe produtora ao governo e aos seus representantes de classe.

    Baseado nos dados informados pelo MAPA, o abate de bovinos (via SIF), de jan. a jun.09, apresenta uma redução de 14,6%, quando comparados a igual período de 2008. A exportação de carne bovina (in natura e industrializada), em volume de eq.carcaça, segundo a Secex, no período jan. a jul.09, apresenta uma redução de aproximadamente 14%.

    A grosso modo, isto acarretaria um acréscimo de 4% na oferta interna, pois o volume exportado gira ao redor de 27% da produção. O saldo desta conta ainda apresenta uma redução de aproximados 10% na oferta de bovinos ao mercado interno. Quanto ao consumo interno, a mídia repassa a informação de estar reduzido! Lembro que no sentido oposto, os supermercados apresentam aumento das vendas em seu balanços.

    Quanto a produtos substitutos, a produção sempre crescente do frango e seus preços competitivos, merecem muita atenção por parte dos pecuaristas. Recomendo o site: http://www.avisite.com.br

    Resumo, na minha opinião é de cumprimentar os frigoríficos e varejo pela sua competência em aumentar suas margens de lucro em período de redução de oferta e de lastimar a atuação dos pecuaristas, no tocante ao lado de fora da porteira. O lado positivo é que temos muito a nos desenvolver nesta área, enquanto ainda existir fôlego. Lamentando os muitos colegas que ficaram pelo caminho, por inviabilidade ou por desistirem da pecuária, pela sua baixa rentabilidade.

  3. paulo marcio colen melo disse:

    o mercado do boi esta tao maluco nos ultimos dois anos,que fica dificil prever os precos futuros.quando se imagina que o boi vai baixar,ele sobe ,quando se preve alta ocorre baixa

  4. Irani Antonio Longhi disse:

    Aliado a fraca demanda pela carne, existe um movimento do ciclo da pecuaria onde vimos um aumento do abate de matrizes desde o inicio de 2006 ate meados de 2008, que ainda esta em curso. Parte dos filhos dessas matrizes estao sendo abatidos agora em 2009. Sao os bezerros de 2006 no mercado!

  5. José Ap:dos santos disse:

    Bom dia,

    Com vendas estagnadas e preços baixos nos mercados, a oferta é alta para disovar apenas no mercado interno se continuar assim a entresafra só ocorrerá em 2010 devido ao desistímulo da operação por parte de alguns.
    Zeca Santos.

  6. celso de almeida gaudencio disse:

    Com a diminuição tributária, a indústria sobrevive e lucra, descontando na compra do boi o valor correspondente ao couro o que se constitui em fator determinante para que o boi gordo não suba em plena entressafra.
    O pecuarista, ao vender os animais no segundo quadrimestre de 2009, não recebe duas vezes pelo couro, sebo e outros subprodutos, já que houve contenção deliberada pela “colocação da botina”, achatando o preço da carne no varejo, com prejuízo ao pecuarista e reflexos negativos na oferta futura.