A barreira da União Européia (UE) à carne bovina oriunda de animais tratados com hormônios dos Estados Unidos continua sendo uma completa violação das regras de comércio internacional, de acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA).
Estes comentários foram feitos após a afirmação da UE de que agora está cumprindo com os critérios determinados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) por ter base científica para a barreira e a alegação de que os EUA deveriam retirar suas sanções comerciais.
“Esta é uma barreira comercial ilegal, não baseada em dados científicos”, disse o vice-presidente para assuntos governamentais da NCBA, Chandler Keys. “Os principais oficiais do governo dos EUA reiteraram que as últimas notícias sobre a barreira são somente outra tentativa da UE para revolver estudos velhos e não-científicos, que não têm validade. Os EUA discordam completamente destas afirmações feitas pela UE”.
Keys afirmou que os estudos científicos repetidos, incluindo um feito pela UE, mostram que os hormônios de crescimento proibidos não representam ameaça à saúde humana nem animal quando usados de acordo com os procedimentos veterinários aprovados.
O julgamento oficial feito pela OMC reiterou tal afirmação, quando a entidade confirmou a necessidade de base científica ao invés de fatores socioeconômicos como referência para o comércio internacional e decidiu em favor dos EUA, forçando a UE a retirar a barreira ou provar cientificamente sua validade.
“A UE falhou em observar a ciência sobre esse assunto e se recusa a implementar recomendações e regras da OMC. Os pecuaristas estadunidenses estão orgulhosos de seu excelente produto, criando e produzindo a carne bovina mais segura do mundo. Os produtores de bovinos têm continuamente pedido para a UE retirar sua barreira ilegal à carne bovina dos EUA ou farão retaliação. A NCBA insistirá em buscar uma ação legal contra a UE que possa beneficiar a indústria de carne bovina dos EUA em sua longa batalha para retirar a barreira contra uso de hormônios na produção de carne bovina da UE, que a OMC já decidiu que é ilegal”.
Keys disse que essa barreira já fez com que a indústria de carne bovina dos EUA perdesse mais de 20 anos de vendas do produto aos consumidores europeus. “Os consumidores europeus deveriam poder ter a oportunidade de decidir por eles mesmos que produtos querem comprar, assim como os estadunidenses fazem todos os dias”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint