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NCBA e McDonald’s unem forças para aumentar valor de derivados de carne bovina

A Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos (NCBA) e a rede de lanchonete McDonald’s anunciaram a formação de uma força-tarefa designada a encontrar formas de melhorar o valor dos produtos derivados de carne bovina norte-americanos, através do aumento das exportações de retalhos de carne.

A força-tarefa procurará formas de aumentar as exportações deste produto, com maior teor de gordura, para outros países, onde este tipo de material não é muito disponível. Este produto é usado em todos os restaurantes do McDonald’s nos EUA, e representantes da empresa disseram que as exportações deste produto dos EUA a outros países podem ajudar a ambos – ao McDonald’s e aos produtores de carne norte-americanos.

No início deste mês, o McDonald’s Corp., rede número 1 de restaurantes nos EUA, anunciou que começou a testar o uso de carne bovina importada, em alguns estabelecimentos do sudeste do país, alegando que isso era necessário devido à baixa oferta de carne magra nos EUA.

A idéia da força-tarefa foi gerada durante uma videoconferência entre oficiais do NCBA e do McDonald’s, ocorrida na semana passada. Neste encontro, os membros do NCBA, entre eles, o chefe executivo Terry Stokes, expressaram sua preocupação com relação à decisão do McDonald’s de usar carne bovina importada, e discutiram possíveis opções.

Segundo o NCBA, atualmente, estes retalhos de carne, oriundos de animais de rebanhos do próprio país, estão sendo vendidas a cerca de US$ 0,66 o quilo. As empresas que processam carne moída misturam este produto, com alto teor de gordura, com carne magra, fabricando os hambúrgueres. Se não houver disponibilidade de carne magra, estes retalhos de carne valeriam cerca de um terço do valor atual, afirma o NCBA.

Muitos outros países têm um excesso de carne bovina magra, e poucos retalhos com maior teor de gordura, segundo o NCBA. “Ganhar acesso a esses países, para este tipo de produto, poderá nos ajudar a aumentar seu valor, sendo de grande valia a possibilidade de introduzir este produto nos 30 mil restaurantes do McDonald’s em 121 países do mundo”.

“Como uma das mais importantes marcas de carne bovina dos EUA, o McDonald’s é muito importante para nós, e queremos que ele use o máximo de produtos norte-americanos possível”, disse o presidente do NCBA, Wythe Willey. “Nós poderemos também agir como parceiros para acabar com as barreiras às carnes dos EUA em outros países. Os restaurantes norte-americanos usam grandes quantidades deste produto, no processamento de carne moída, em suas unidades no país. Eles também poderiam obter vantagens utilizando este produto em suas filiais no exterior”.

Fonte: AgWeb (por Julianne Johnston), adaptado por Equipe BeefPoint

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