Há tempos venho discutindo a cadeia produtiva da carne, principalmente os três elos que estão mais diretamente relacionados aos nossos negócios, que são os produtores, a indústria e o varejo. Nós produtores temos que fazer a tarefa de casa, e deixar o egoísmo e a individualidade de lado para compreender que juntos podemos ganhar mais e por mais tempo.
O leitor do BeefPoint Nedson Rodrigues Pereira, pesidente da Associação do Novilho Precoce o MS, enviou um comentário ao artigo “Alianças mercadológicas do produtor ao varejista (artigo)“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Há tempos venho discutindo a cadeia produtiva da carne, principalmente os três elos que estão mais diretamente relacionados aos nossos negócios, que são os produtores, a indústria e o varejo.
No mês de maio passado, a Asociação Novilho Precoce MS realizou em Campo Grande um simpósio sobre este tema, e trouxemos para debater, um frigorífico, um varejo, uma trading, um analista de mercado e nós como produtores.
Penso que nos últimos tempos algum avanço está ocorrendo, pois a indústria e o varejo começaram a se aproximar pra conversar, mas acho que necessitamos de mais união entre a classe produtora, pois para competir com gigantes como a indústria tem ficado, e com o varejo que também são grandes e a cada dia que passa concentra as vendas de carne em suas grandes redes, também temos que nos tornar grandes! Se continuarmos pulverizados, jamais faremos frente a eles.
Tenho trabalhado neste sentido, desde que assumi a presidência da Novilho Precoce MS três anos atrás. Digo continuadamente a todos meus associados e sempre que tenho oportunidade, que precisamos nos unir em torno de nossas entidades, como associações, sindicatos rurais, cooperativas… para desta forma ficarmos mais fortes.
Nós produtores temos que fazer a tarefa de casa, e deixar o egoísmo e a individualidade de lado para compreender que juntos podemos ganhar mais e por mais tempo. Separados podemos ganhar muito hoje e perder muito amanhã.
A Novilho Precoce MS vem trabalhando neste sentido, e é hoje um exemplo para o Brasil de uma mini cadeia da carne, pois temos uma parceria com o varejo e uma indústria a nove anos. Tem seus problemas, mas está funcionando!
Nedson Rodrigues Pereira
Presidente Novilho Precoce MS”