Diante das concentrações que vem acontecendo em outros elos da cadeia (Frigoríficos, supermercados, produtores de insumos, etc.), a classe produtora precisa se organizar e concentrar-se. Nós da Novilho Precoce-MS, associação localizada em Campo Grande, já fazemos um trabalho nesse sentido e estamos colhendo alguns frutos.
O leitor do BeefPoint Nedson Rodrigues Pereira, Presidente Novilho Precoce MS, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, enviou um comentário ao Editorial “Quais serviços uma associação de pecuaristas pode (deve) oferecer?“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Caro Miguel, parabéns pelo artigo!
Diante das concentrações que vem acontecendo em outros elos da cadeia (Frigoríficos, supermercados, produtores de insumos, etc.), a classe produtora precisa se organizar e concentrar-se.
Como é difícil esta concentração a nível nacional, então devemos nos concentrar regionalmente, em associações.
Nós da Novilho Precoce-MS, associação localizada em Campo Grande, já fazemos um trabalho com vários pontos abordados por você.
Nosso objetivo é comercialização, porém como não conseguiremos preços melhores sem valorizar o produto, nosso foco também é produzir com qualidade, e para isso prestamos diversos serviços aos nossos 210 associados. Só não entramos muito na representação setorial, que penso ser dever dos sindicatos rurais, federações e CNA.
Em 2009 abatemos 74.000 cabeças em alianças mercadológicas e todas com um plus acima do preço normal da região. Este é o caminho para enfrentarmos os outros gigantes da cadeia!
Um grande abraço,
Nedson Rodrigues Pereira
Presidente Novilho Precoce MS”