Com a definição de um cronograma para ampliação das fazendas habilitadas a exportar ao bloco europeu, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, está otimista com o restabelecimento total do comércio com a União Européia (UEE) até o fim do ano.
Com a definição de um cronograma para ampliação das fazendas habilitadas a exportar ao bloco europeu, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, está otimista com o restabelecimento total do comércio com a União Européia (UEE) até o fim do ano. Ontem (11), os técnicos encerraram as vistorias nas fazendas.
“A boa notícia é que o mercado europeu está aberto. Além disso, os técnicos europeus encurtaram a missão porque ficaram satisfeitos com os resultados e vão embora amanhã (hoje)”, declarou o ministro.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, o governo está capacitando auditores para que vistoriem novas propriedades para que a lista possa aumentar.
Apesar das resistências européias, outros países têm procurado a carne brasileira. Técnicos do governo estão na China para promover o produto. Em breve, outra equipe viajará ao Japão com o mesmo objetivo.
Segundo reportagem de Fernando Exman e Neila Baldi, da Gazeta Mercantil, a estimativa de Stephanes é que as exportações do setor agropecuário aumentem entre 10% e 15% neste ano em relação a 2007, quando os embarques totalizaram US$ 58,4 bilhões (+18,2%).