A Diretoria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira, 1o de abril, lançar convênios de cooperação com as associações regionais. A medida visa promover a raça Nelore, por meio de esforços conjuntos. Os convênios propostos são referentes a:
1) unificar o quadro associativo da ACNB com os das associações estaduais;
2) unificar o ranqueamento de exposições em cada Estado e;
3) implantar o PQNN em parceria com as associações estaduais.
O primeiro Estado beneficiado pela unificação de quadros associativos e do ranking será Mato Grosso, com a assinatura de convênios entre a ACNB e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). O modelo adotado será o mesmo caso outras associações estaduais se interessem em firmar convênio com a ACNB.
Outra decisão tomada é pela assinatura de convênio com a Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários do Mato Grosso (SAAF-MT), a fim de operacionalizar, em conjunto, o Programa de Qualidade Nelore Natural. Aos pecuaristas que tiverem carcaças classificadas no PQNN será estendido o incentivo referente à renúncia fiscal de 5% do ICMS do boi. O convênio será firmado no dia 13 de abril.
O lançamento oficial da campanha da Carne Nelore Natural no Rio de Janeiro deve acontecer ainda neste mês. A campanha publicitária está pronta e focada em anúncios institucionais. A Carne Nelore Natural é vendida em duas lojas da rede Bon Marché, na Barra da Tijuca e na Ilha do Governador, desde janeiro deste ano. A Bon Marché é uma bandeira do Grupo Sendas, que pretende levar a Carne Nelore Natural para mais quatro lojas em, no máximo, 60 dias.
Craig Morris, do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, é um dos destaques do Simpósio 2002 – Nelore Natural, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Hotel JP, em Ribeirão Preto. Ele vai compartilhar um pouco de sua experiência com os participantes, falando sobre “Qualidade assegurada e os novos projetos da indústria norte-americana da carne”. Eduardo Biaggi, vice-presidente da ACNB e presidente da Comissão Organizadora do evento, prevê que 500 pessoas se inscrevam, entre pecuaristas, empresários, técnicos, estudantes e outros interessados. Os temas-chave do Simpósio são: Saúde Animal, Genética e Biotecnologia, Gestão da Informação na Pecuária, Marketing na Agropecuária, Conjuntura Econômica Brasileira e Nelore Natural.
Fonte: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (por Ricardo José de Oliveira)