Abrindo o ano-calendário 2008 de exposições pecuárias, começa na próxima segunda-feira e vai até o dia 2 de março a 43ª edição da Exposição Agropecuária Municipal, Industrial e Comercial de Avaré (Emapa). As competições de pista da raça nelore valem pontuação para o ranking nacional, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Abrindo o ano-calendário 2008 de exposições pecuárias, começa na próxima segunda-feira e vai até o dia 2 de março a 43ª edição da Exposição Agropecuária Municipal, Industrial e Comercial de Avaré (Emapa). As competições de pista da raça nelore valem pontuação para o ranking nacional, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
A Emapa é considerada uma das principais feiras pecuárias do País e traz um grande número de animais para as competições. Só a raça nelore é responsável por quase metade das inscrições. O número de animais inscritos este ano, diz o presidente do Núcleo Nelore Avaré, Heitor Pinheiro Machado, já superou as estimativas iniciais, que era repetir o desempenho do ano passado, quando foram inscritos 1.400 animais. “Até agora temos 1.900 pré-reservas e a inscrição ainda vai até o dia 15”, diz. Para se ter idéia, a Expoinel, em Uberaba (MG), maior evento da raça, reuniu no ano passado 1.600 animais.
Como o recinto do parque tem estrutura para abrigar 1.300 cabeças por turno, os organizadores tiveram de montar uma estrutura à parte, que ampliará a lotação do alojamento para 2 mil animais. “Isso mostra o excelente momento da raça. Tem muita gente nova entrando”, destaca. “O interesse pela Emapa é grande também porque faz parte do circuito do ranking da ACNB.”
Ranking
Para a gerente de Produto da ACNB, Daniella Sanches Rapello, a Emapa é uma das maiores competições dentro do ano-calendário do ranking do nelore, “tanto que a raça ganha um turno especial no evento, só com julgamento de nelore e nelore-mocho”.
Daniella destaca ainda que a Emapa vai antecipar a adoção da nova regra para as competições, proposta pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), nos julgamentos de zebu: a redução de três para apenas um jurado em provas com mais de 250 animais. “Esta é a maior novidade da feira”, diz.
O superintendente-técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, explica que o objetivo da mudança é resgatar a função didática deste tipo de competição. “Começamos a perder isso, essa interação, que é uma das propriedades mais importantes dos julgamentos”, diz.
O criador que participa deste tipo de competição, ressalta Josahkian, quer saber o que está fazendo certo, ou errado, o que pode ajustar. “O jurado exporá os conceitos ao público e assim o julgamento terá uma ‘assinatura’.”
Agenda
Conforme a programação dos organizadores da Emapa, a entrada dos nelores será de sábado até segunda-feira, a pesagem na terça, dia 19, e o julgamento de 20 a 24. Além de animais de São Paulo, o evento receberá gado de todo o circuito pecuário brasileiro, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.
Quatro leilões ofertarão mais de cem produtos
Durante a 43ª Emapa, além dos julgamentos de pista, estão programados quatro leilões da raça nelore. No dia 21, às 20 horas, no recinto de leilões da feira, o Leilão Tesouros do Nelore abre o calendário de remates da feira. Promovido por Laudelino Barcelos Novaes, Ervin Milla e Emiliano Sampaio Novaes, o leilão ofertará 30 lotes de bezerras e prenhezes.
Outro destaque da edição da Emapa é o leilão Oficial AgHROZurita, de Ivan Fábio Zurita e Sylvio Profheta, que será realizado no dia 22, às 20h30, no tattersall de leilões da feira. Serão ofertados 30 lotes de fêmeas de elite.
No dia 23, às 13 horas, no recinto de leilões, ocorre o Leilão Qualidade Nelore. Os criadores Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, José Carlos Grubisich Filho, Luiz Reche e Sylvio Tuma Salomão ofertarão 30 prenhezes sexadas de fêmeas. Encerrando os leilões nelore, ainda no dia 23, às 20 horas, será realizado o Leilão Nova Geração, promovido por AgroAndorinha, Fazenda Promissão e Fazenda Marino, com oferta de 30 embriões de nelore-mocho.
Fonte: jornal O Estado de S. Paulo
Para mais informações preencha o formulário abaixo.