Tudo que você precisa saber sobre economia brasileira e cenário futuro você terá no AgriPoint Gestão Leite 2006
10 de agosto de 2006
Sisbov itinerante
14 de agosto de 2006

Nelore Grendene inicia avaliação morfológica

A Nelore Grendene deu o pontapé inicial na implantação do SAM - Sistema de Avaliação Morfológica em seu rebanho nos dias 1 e 2 de agosto, durante um workshop realizado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) em Andradina para colaboradores da fazenda, alunos da Faculdade de Veterinária da cidade e criadores da região.

A Nelore Grendene deu o pontapé inicial na implantação do SAM – Sistema de Avaliação Morfológica em seu rebanho nos dias 1 e 2 de agosto, durante um workshop realizado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) em Andradina para colaboradores da fazenda, alunos da Faculdade de Veterinária da cidade e criadores da região. Uma das pioneiras na implantação da avaliação morfológica, a Nelore Grendene vê na ferramenta um aliado na seleção do Nelore.

Nos dias de trabalho os consultores da ANCP, Roberta Gestal, Luiz Fernando C. de Figueiredo, Gabriela Z. Costa, Daniele M. de Almeida e William Koury Filho ministraram palestras sobre a importância do desenvolvimento do PMGRN – Nelore Brasil (Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore) nas fazendas como ferramenta que auxilia na evolução genética do rebanho e apresentaram os benefícios do SAM para o gado e para o programa de melhoramento.

O SAM consiste na observação de aspectos morfológicos de animais à desmama e ao sobreano para avaliar seu biotipo. Na avaliação são considerados aspectos como a estrutura corporal do animal, sua precocidade (relação entre a profundidade das costelas e a altura dos membros), musculosidade e tamanho de umbigo.

A ferramenta auxilia na formação das DEPs morfológicas e também na seleção dos animais por funcionalidade, visando identificar e multiplicar animais mais eficientes e economicamente rentáveis. “O SAM é utilizado para conduzir o processo de seleção no Nelore Grendene, além de fornecer informações que auxiliam os compradores dessa genética na escolha dos melhores animais”, afirmou o responsável pela introdução do programa na fazenda, William Koury Filho.

Segundo Roberta Gestal, gerente técnica do PMGRN – Nelore Brasil, a avaliação morfológica permite diferenciar o animal tardio do animal precoce, pois analisa a composição do peso, e possibilita a estimativa das DEPs para estrutura corporal, precocidade e musculosidade.

Para a Nelore Grendene o SAM é extremamente importante porque norteia a criação. Através dessa ferramenta a fazenda poderá avaliar os animais e dar para o rebanho as características necessárias para garantir sua qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Nelore Grendene

Os comentários estão encerrados.