O Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), desenvolvido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e implantado pioneiramente em Rondônia, acaba de ampliar sua abrangência. A Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários do Mato Grosso (SAAF-MT) reconheceu a excelência do Programa e vai estender os benefícios do Programa Mato-Grossense de Melhoramento da Pecuária (Prommepe) aos criadores que tiverem carcaças classificadas no PQNN.
“O PQNN vem ao encontro da proposta do Governo do Mato Grosso de incentivar a melhoria da qualidade do boi criado a pasto”, disse o secretário-adjunto de Agricultura e Assuntos Fundiários do MT, Heitor David Medeiros. Os pecuaristas receberão um incentivo referente à renúncia fiscal de 5% do ICMS do boi.
O convênio com a Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários do MT e com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) será assinado na Fazenda Cibrapa, em Barra do Garças (MT), no próximo dia 13 de abril, ao meio-dia.
Pontos de venda
Os pontos de varejo da Carne Nelore Natural estão se multiplicando rapidamente. O primeiro supermercado a receber a carne do boi de capim foi o Andorinha, na Zona Norte de São Paulo, em setembro de 2001. O Grupo Sendas recebe Carne Nelore Natural em duas lojas da rede Bon Marché, na Barra da Tijuca e na Ilha do Governador, ambas no Rio de Janeiro, desde janeiro deste ano.
A diretoria da ACNB mantém entendimentos com outros supermercados de São Paulo, interessados em comercializar a carne Nelore Natural. O Grupo Sendas deve expandir a venda para outras quatro lojas do Rio de Janeiro, num prazo de 60 dias.
A Carne Nelore Natural é obtida segundo procedimentos rigorosos de controle de qualidade. Os animais são alimentados predominantemente com capim e não recebem ração de origem animal ou anabolizantes. O abate respeita as mais rigorosas exigências sanitárias. E os funcionários dos pontos de venda são submetidos a um treinamento específico, a fim de eliminar a perda de qualidade.
O resultado é uma carne nutritiva e com muito sabor. E o principal beneficiado é o consumidor, que ganha saúde e uma vida melhor.
Fonte: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (por Ricardo José de Oliveira)