Amnésia do governo compromete o agronegócio
30 de maio de 2005
Certificado da OIE favorecerá exportações paraguaias
1 de junho de 2005

Nelore Natural chega aos supermercados do Paraguai

A carne Nelore Natural, iniciativa da Associação Paraguaia de Criadores de Nelore, estará presente no mercado do Paraguai antes da Expo de Mariano Roque Alonso, que será realizada em julho, segundo informou o encarregado do projeto pecuário, Federico Campos.

O objetivo é apresentar uma carne que se ajuste aos padrões brasileiros, primeiro ao mercado doméstico, com o objetivo de exportação no futuro. A intenção é possibilitar um melhor pagamento aos produtores desta raça, o que seria factível à medida que os consumidores vão reconhecendo a qualidade do produto. Existem certos padrões que devem ser cumpridos pelos criadores, pelos frigoríficos e pela cadeia de distribuição, explicou Campos.

Em uma primeira etapa, será dado o início com a produção em pequena escala, para depois ir ganhando espaço gradualmente. A estratégia de entrada no mercado será definida em breve.

Os criadores de Nelore do Paraguai vêm trabalhando com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), onde o projeto está muito avançado. A entidade paraguaia pediu para fazer parte do Programa de Qualidade Nelore Natural do Brasil.

Neste contexto, acaba de concluir nesta semana o segundo concurso de novilhos gordos realizado no Paraguai. O mesmo teve início no dia 21 nas instalações da empresa Frigomerc. Segundo a jurada do Brasil, Maria Fernanda Volpato, do departamento técnico da ACNB, os animais que participaram do concurso se ajustaram aos padrões brasileiros e são de excelente qualidade.

No total, participaram 432 novilhos de nove produtores, enquanto que no ano passado, o concurso contou com 380 cabeças de sete proprietários. Os animais apresentados são jovens – 80% com 24 meses – com excelente terminação; no julgamento da carcaça fria também foi observada uma boa porcentagem de marmoreio, que é sinônimo de carne macia, segundo informou a gerente da Associação Paraguaia de Criadores de Nelore, Claudia Bogado.

O diretor do Frigomerc, Roberto Blumenfeld, disse que as indústrias estão muito interessadas no programa Nelore Natural, já que este dará uma marca à carne paraguaia. Os frigoríficos estão dispostos a apoiar a iniciativa. Em princípio, estariam fazendo o serviço para que a Associação entregue as reses aos supermercados e, na segunda etapa, fariam os cortes mais finos e embalagem a vácuo, de maior qualidade.

Ele disse também que se requererá uma forte colaboração dos supermercados, porque terão que oferecer o produto nas gôndolas e fazer promoções especiais. Isso exigirá um investimento inicial interessante dos produtores e dos supermercados até que o consumidor paraguaio comece a diferenciar o produto, mas, em longo prazo, a idéia é vender a marca no exterior.

Fonte: La Nación, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.