Paraguai está otimista em recuperar status de livre de aftosa
14 de janeiro de 2005
CNA: Receita Federal admite mudanças no IR
18 de janeiro de 2005

Nelore Quilombo busca funcionalidade na seleção

Com mais de 20 anos dedicados à seleção Elite e PO, o Nelore Quilombo sempre fundamentou seu trabalho em um manejo apropriado às condições da pecuária nacional aliado às linhagens mais consagradas e produtivas do Nelore. Isso porque, para a criadora Alice Ferreira, titular da propriedade, os seus animais devem atender a diferentes projetos pecuários em qualquer região do país.

“O Nelore que selecionamos na Quilombo é produtivo, fértil, ganhador de peso e saudável. Temos animais para servir a campo ou para centrais de Transferência de Embriões (TE) ou Inseminação Artificial (IA). A preocupação com o manejo sanitário e reprodutivo, com a seleção das linhagens e com a alimentação é a mesma, independente a qual projeto eles se destinam e em qual local comercializamos”, explica.

Alice Ferreira acrescenta que essa qualidade é encontrada tanto nos leilões nos quais participa como nas vendas diretas. “A única diferença que existe é que comparamos um leilão elite como uma festa de gala. Os animais devem estar a caráter”, afirma a criadora. “Mas esse trato não pode, nunca, descaracterizar o manejo produtivo desse animal”, enfatiza.

Frederico Moreno, zootecnista do Nelore Quilombo, conta que todo o plantel passa por testes e programas de melhoramento genético, como o coordenado pela USP, além das Provas de Ganho de peso (PGPs) a pasto coordenadas pela Embrapa. “Levamos em conta os exames reprodutivos e sanitários sem abrir mão da seleção genética disponibilizando somente animais melhoradores”, enumera. Todos os touros da fazenda têm o exame andrológico completo e medidas de Perímetro Escrotal e pesagens trimestrais. “Antes de vendermos machos em leilões, repetimos o exame para entregarmos aos compradores. Isso assegura a aquisição de um touro de excelente fertilidade”, diz.

O rebanho do Nelore Quilombo está dividido em duas propriedades: a Fazenda Quilombo, em Indaiatuba, SP, mantém 1.100 matrizes e reprodutores. Já na Fazenda Perdizes, em Campo Grande, MS, está o plantel de produção com cerca de 6 mil animais. É aqui que se realiza a mais longa Prova de Ganho em Peso a pasto do país que, além de avaliar o desempenho dos animais sob pivot central, também avalia a Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura, Perímetro Escrotal (PE), Exames Andrológicos e EPMURAS (avaliação fenotípica dos animais) e a suas progênies.

Fonte: Assessoria de imprensa do Nelore Quilombo

Os comentários estão encerrados.