Aftosa no MS: la culpa es de la vaca!
31 de outubro de 2005
Análise semanal – 03/11/2005
3 de novembro de 2005

Nelore Zan é destaque na Prova de Ganho de Peso do IZ

Os tourinhos Boêmio TE da Bela e Banjo TE da Bela, do plantel Nelore da Fazenda da Bela Alvorada (Guararapes/SP), integrante do grupo Nelore Zan, classificaram-se como Elite na 55a edição da consagrada Prova de Ganho de Peso do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, SP, importante fase do Sistema Progenel. No total, participaram desta prova 185 animais de 45 criadores de nelore, entre eles o próprio IZ.


“Boêmio TE da Bela é filho de Musgo da Bonsucesso, touro TOP nas avaliações dos principais sumários de touros da raça Nelore, na doadora Jurada da Bonsucesso, que também é mãe de Avesso TE da Bela, selecionado pelo Progenel no ano passado para integrar o time de reprodutores da Sersia Brasil. “Já o tourinho Banjo TE da Bela é filho do reprodutor Big Bem da SN na doadora Irerê da Bonsucesso, da linhagem do touro Polonês, um dos genearcas do plantel Nelore Zan”, informa Flávio Aranha, proprietário da Fazenda da Bela Alvorada com a esposa Adriana Zancaner Aranha.

Os dois tourinhos da Fazenda da Bela Alvorada integram o seleto grupo de 11 machos Elite selecionados na PGP do IZ pela equipe de juízes da ABCZ para participar em seguida de mais avaliações de desempenho do Progenel, da central de inseminação Sersia Brasil, um dos mais importantes sistemas de seleção de touros Nelore do país. Em nova fase de testes, onde o controle é individual, estes touros serão avaliados quanto à conversão alimentar, características de carcaça – área de olho de lombo (AOL) na região do contra-filé, e espessura de gordura – e reprodução, como libido, andrológico completo e produção de sêmen em escala industrial.

“Musgo da Bonsucesso, que está em regime de coleta de sêmen na Sersia Brasil, teve seu desempenho avaliado pelas mesmas provas do Progenel e hoje é um reprodutor provado nos mais conceituados programas de avaliação genética. Ele é top 0,1% no Sumário Nacional de Touros da Embrapa/ABCZ, top 0,5% no Progenel e top 2% no Nelore Brasil/USP Ribeirão Preto. É um touro que tem muito a oferecer à pecuária nacional, em termos de produtividade, velocidade de ganho de peso e habilidade materna”, assinala Aranha.

Fonte: Assessoria de imprensa do Nelore ZAN

Os comentários estão encerrados.