O jornal norte-americano, The New York Times, lançou um concurso voltado a “todos os carnívoros” questionando: “por que é ético comer carne?”. O artigo do jornal diz:
“Eticamente falando, os vegetais têm toda a glória. Nos últimos anos, os vegetarianos – e em um grau ainda maior os vegans – têm dominado as discussões sobre éticas de consumo. Para o filósofo, Peter Singer, cuja publicação “Animal Liberation”, de 1975, reanimou um movimento internacional, e para o romancista Jonathan Safran Foer, que em 2009 escreveu o best seller “Eating Animals”, aqueles que renegam a carne argumentam que o que consumimos é uma decisão ética crucial. Para ser justos, dizem eles, precisamos abandonar os hambúrgueres e se unir a eles.
Em resposta, aqueles que amam carne têm surpreendentemente pouco a dizer. Eles dizem, é claro, que, bem, adoram carne ou que a carne está profundamente impregnada em nossos hábitos, cultura ou cozinha, ou que é nutritivo, ou ainda, que os carnívoros têm se dedicado a melhorar as vidas dos animais, melhorando o que eles comem, como vivem e como são abatidos. Porém, poucos tentam responder a questão ética fundamental: se é certo comer animais em primeiro lugar, pelo menos quando a sobrevivência humana não está em jogo.
Dessa forma, anunciamos hoje um concurso para os leitores onívoros do The New York Times. Convidamos você a apresentar o argumento mais forte possível para essa que é uma das práticas diárias mais básicas.
Reunimos um grupo de juízes – alguns dos mais influentes pensadores para questionar ou condenar o consumo de carne: Peter Singer, Michael Pollan, Mark Bittman, Jonathan Safran Foer e Andrew Light. Se você puder superá-los, colocaremos seu nome em destaque (ou, pelo menos, impresso). Então, vamos pensar. E vamos escrever. Você tem duas semanas e 600 palavras para decifrar a história dietética inteira de nossa espécie. Bom apetite!”.
Para participar do concurso, a pessoa precisa mandar um texto dizendo por que considera ético consumir carne com no máximo 600 palavras para o e-mail ethicist@nytimes.com até 8 de abril. Os melhores textos serão publicados no jornal. Veja a matéria original no jornal americano aqui.
E você caro leitor BeefPoint, por que é ético comer carne? Deixe seu comentário explicando as razões para seu consumo!
28 Comments
O homen moderno,é um onívoro, portanto come carne desde sua origem nas savanas africanas, quando ainda éramos primatas muito primitivos e em evolução. Nossa dentição e aparelho digestivo foi desenvilvido para o consumo de carne regularmente. Nossos primos chipanzés na África, ainda hoje, se matam por um pedaço de carne, saindo regularmente a caça de outros primatas. Portanto comer carne é etico, pois faz parte da nossa evolução, é necessário conforme pesquisas demonstram para a nossa saúde mental e corporal. Sem exageros,carne é muito saudável e saboroso!
Porque é bom para minha saúde.
É ético comer carne porque é um alimento completo, importante nutritivo e barato. Os contra, alegam o sofrimento dos animais ao serem abatidos, etc e tal, mas não se justificam quando questionados sobre a vida dos vegetais. Afinal também são seres vivos e se os animais têm sentimentos, os vegetais devem ter também.
Em primeiro lugar pergunto a esses pensadores se é ético desperdiçar energia com esta questão enquanto quase um bilhão de seres humanos morrem de fome no nosso planeta, primeiramente isto deve ser perguntado a eles, segundo a proteína animal é base da nossa evolução desde quando o nosso surgimento no mundo, e que ela ajuda no desenvolvimento de nossa inteligencia, que me desculpe Senhores pensadores vocês deveriam usar o dom que receberam de Deus para ajudar a combater esta fome que é a maior vergonha da humanidade, e talvez num futuro muito distante voltar a esta questão, desculpe a minha pouca instrução e meus erros gramaticais mas vamos focar em coisas mais reais e buscar soluções para este grande mal que é a fome e que este concurso busque solução.
Não admira que sejam invocados muito mais argumentos a favor de não comer carne do que de comer. O natural é comer carne. O que é natural, faz-se naturalmente.
Se nos proíbem de comer animais com base em sofismas, a seguir virão os sofismas contra a ingestão de vegetais, e depois de minerais, e cada um terá de se comer a si mesmo para sobreviver.
Juízo!
Acho ético porque é a lei da cadeia alimentar. Onças comem coelhos, bezerros, potros e até gente às vezes. Aqui no Brasil, matar uma onça é crime inafiançável. Cães comem gatos que por sua vez comem ratos. Veja Tom & Jerry. Bois e vacas são herbívoros. Se não comêssemos bois e vacas eles comeriam todos os vegetais do mundo e não sobraria nada para o homem. O homem precisa de proteínas animais para sobreviver. Portanto é ético e faz parte da evolução da vida no planeta Terra.
É ético porque é natural, é ético por tradição,costume desde de que o homem é homem, é ético porque é o alimento mais completo, é ético porque é o alimento com e de maior prazer em comer, é ético porque não faz mal para o homem, é ético porque a ética é o uso e o costume de seres humanos como pessoas. Só não é ético para quem não é pessoa.
E porque não é ético comer carne, o ser humano é um animal onívoro e somente evoluiu sua inteligência, pois ingeriu proteína animal que desenvolveu seu cérebro, já os ancestrais que partiram para uma dieta vegetal, desenvolveram os dentes, porém foram extintos pela evolução animal. Eu me alimento de carne por diversos fatores e atuo na cadeia de produção de animais destinados para alimentação e indústria, logo faço uma atividade nobre, mantenho, preservo e crio animais para consumo humano, seja para alimentos ou indústria (couro, seda, gelatina, corantes, roupas…). Os Vegetarianos dizem que os animais sofrem durante o processo de produção até o abate, porém tenho de contestar, pois desenvolvemos técnicas de bem estar animal e de dessensibilização para os animais não sofrerem no abate, ou seja, crio vida para dar continuidade a ela, para evoluir a humanidade.
Quero filosofar, o leão também come carne, as baleias, peixes, tubarão, alguns macacos, águias, coruja, cobras, jacaré e muitos outros. Vamos dizer a eles, vocês tem a obrigação ética e moral de serem vegetarianos para que outros animais da cadeia alimentar não sofram, e mesmo se concordassem não sobraria nenhum, haveria mortes e extinção pois não são adaptados para dietas vegetais. Vamos alem, será que vocês vegetarianos fornecerão proteínas e aminoácidos essências para todos os animais que dependem de carne inclusive os humanos, se forem, temos de desenvolver a produção de alimentos de origem vegetal, vitaminas e sais minerais em grande escala e que seja viável para substituir a nobreza nutricional da carne. E se os vegetarianos direcionassem suas forças e ética para alimentação dos mais necessitados, para os famintos da áfrica e de outros locais do mundo, inclusive na América Latina, talvez depois da democratização dos alimentos para todo planeta, podemos discutir a ética da alimentação de carne pelos humanos.
Não vejo porque entrar em embate, discutir algo que até agora não foi apresentado com fundamentação técnica, seja do ponto de vista médico ou nutricional. O que se coloca, até agora, como campo filosófico trata de critérios subjetivos, que levam em conta as paixões pessoais e os arroubos de uma ética particular dos que seguem esta linha de pensamento (sejam vegetarianos ou vegans). Por outro lado a história da evolução da raça humana nos mostra que foi exatamente a nossa habilidade em obter, consumir e digerir proteína animal que nos possibilitou chegar aonde chegamos em termos evolutivos e de ocupação do planeta. O equilíbrio sem foi a melhor resposta aos problemas do homem, tanto que melhor prosperaram as comunidades antigas que conciliavam a caça / criação de animais com a agricultura. Sendo assim, proponho que façamos outra pergunta: POR QUE NÃO PODEMOS CONSUMIR PROTEÍNA DE ORIGEM ANIMAL? E para tanto espero resposta com sólido embasamento técnico científico. Forte abraço a todos, Francisco.
Complementando, questões éticas e morais são particulares e dependem da cultura e momento histórico. Assim, não acredito que esta seja uma boa base para este tipo de discussão.
É ético comer carne porque está no nosso DNA, é o alimento que qualquer ser humano come todos os dias e não enjoa, é a forma de nosso organismo obter proteína para que tenhamos saúde. O rebanho bovino está num grau de evolução que suporta demanda que a população humana atual necessita, mas, com a criação de entraves que na sua grande maioria parecem ser éticos, mas não o são, servem a diversos outros interesses dificeis de ser detectados, que involvem industrias e até nações. Anti-ético é morrer ou deixar morrer de fome e fomentar a miséria.
O humano, na condição de ser vivo mais desenvolvido, utiliza vegetais e animais em sua alimentação. A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE nos permitiu essa dieta.E que ainda é questionada por alguns primatas!!
Penso que é ético porque é natural, tradicional, cultural e muito gostoso! É ético porque faz bem à nossa saúde.
A carne tem componentes necessários para nosso correto desenvolvimento e para atingirmos todo nosso potencial físico e intelectual.
Todos os vegetarianos e vegans decidiram por esse caminho depois de adultos e bem nutridos por suas famílias carnívoras. Será que as crianças vegetarianas têm o mesmo desenvolvimento? Ou seriam crianças frágeis e enfermiças?
O mundo tem fome, e essa fome e todas as formas de desnutrição não poderiam ser resolvidas sem proteina animal.
Quando li o artigo,pensei imediatamente na cadeia alimentar,que provavelmente é bem mais ética do que qualquer filosofia que desconheça a natureza.
Somos seres humanos em processo constante de evolução e nos alimentamos com produtos industrializados,que nossos ancestrais não comiam e com certeza necessitam de muito mais energia para se produzir,porém a filosofia não questiona o comodismo e consumismo,pois é muito bom entrar em hiper mercado maravilhoso onde tudo está a mão não é? A carne é um produto primário,com baixíssimo grau de industralização e faz parte de qualquer dieta balanceada para uma vida saudável. Você pode e deve se alimentar da melhor maneira possível, porém questionar ética em algo que se produz como grãos,carne,leite,ovos é hipocrisia de quem vive no comodismo da vida moderna…
Me desculpém os filósofos que precisam de proteína para pensar,mas esta é uma questão muito mais de modismo urbanoide de quem nunca produziu nada na vida.
Será que é ético existirmos?
Tudo que é vivo um dia morre,inclusive eu! ” pensem nisso”.
Porque, é ético ser natural!
A ética só existe no relacionamento humano. Não faz sentido falar de ética quanto ao nosso relacionamento com os outros animais (assim como não faz sentido alguém perguntar se é ético um leão devorar um veado).
Nós comemos carne porque precisamos dela como alimento, e estamos totalmente aparelhados para sua ingestão.
É falta de ética, num mundo onde há bilhões de pessoas famintas, alguém tentar restringir as opções de alimentação dessas pessoas, em prol de um tal de “direitos dos animais”.
Nós precisamos cuidar dos animais, mas podemos mata-los se for para nossa alimentação ou segurança. Toda os seres vivos, tendo condição, fazem isso, até mesmo as plantas (carnívoras, venenosas) mas, só nós nos preocupamos em criar, cuidar, selecionar e manter nossas “presas” em condição de cumprirem a sua missão como seres vivos: nascer, crescer e reproduzir e …morrer.
amigos, li dois textos que quero compartilhar, acho que vale a pena lê-los e refletir um pouco, como são extensos vou colar os sites. boa leitura e bons pensamentos:
http://examedevista.wordpress.com/tag/etica/
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-consumo-de-produtos-de-origem-animal-e-a-questao-etica
Ético pra meu ver é não usar argumentos ilícitos para se sobressair, então penso, e pergunto o homem é um animal onívoro, que se alimenta de produtos oriundos dos animais e dos vegetais, portanto a nossa evolução vem da soma de todas essas. Nem só de pão vive o homem, nem somente de carne, e sim do balanceamento destes.
Therezinha Porto
A ética está em considerarmos que a carne teve papel fundamental no processo evolutivo da raça humana. A incorporação de carne, pelos nossos ancestrais, na dieta aumentou o suporte calórico, fazendo com que houvesse uma diminuição na necessidade de alimentar. Consequentemente este indivíduo teve condições de desenvolver outras atividades e o que foi mais importante: o cérebro teve condições de desenvolver.
Não podemos esquecer que um dos grandes desafios da humanidade é a produção de alimentos. Precisamos além de grãos, proteína de boa qualidade e a carne está entre elas. Sabemos que fartura de alimentos é privilégio de um ou ouro país. O homem sendo onívoro tem o organismo desenvolvido e adaptado para ingestão e digestão de carne.
Quem sabe quando a espécie humana conseguir retirar o alimento, do ar que respiramos, para sobrevivência( precisamos pensar seriamente em despoluir o meio ambiente), aí sim, não será mais ético alimentarmos de carne. Um dia
chegaremos lá.
A produção animal, em especial a bovinocultura, que ainda é sagrada na Índia, deveria continuar a ser venerada em todo o planeta. O bovino, além de nos fornecer a carne e o leite, alimento que nos colocou em vantagens evolutivas, fornece muito mais que só alimento.
Na atual sociedade moderna, com a ampliação da média de vida, também demandamos mais para garantia da nossa existência. Além de buscarmos viver mais, queremos viver melhor e ainda com mais beleza.
Qual o papel dos bovinos nisto tudo?
Com o aumento da idade média da população, demandamos mais cuidados médicos. Estes dependem de medicamentos eficazes e num preço que seja acessível a grande maioria das pessoas. Diversos medicamentos são oriundos de vísceras e órgãos animais. Qualquer cidadão que faça um exame de sangue está utilizando a bovinocultura. Para se evitar a coagulação do sangue e realizar o ensaio, o sangue é colocado em um frasco contento heparina, substância extraída dos pulmões bovinos ou intestinos. Esta mesma substância é utilizada na maioria das cirurgias, para evitar a formação de trombos. Dos pulmões também ser faz uma farinha, utilizada para tratamento de anemias ferroprivas.
Dos órgãos se extraem diversos hormônios, como a tiroxina da tiroide. Dos testículos se sintetizam o hormônio testosterona, utilizado no tratamento de hipogonadismo, puberdade retardada, climatério masculino e carcinoma inoperável de mama. Também dos testículos se extraem a hialuronidase, substancia utilizada como anticoagulante para cardiopatas e em cirurgia, para evitar a formação de trombos. Esta mesma substância é utilizada para fertilizações in vitro e, tem grande uso para tratamentos estéticos. Sua função cosmética é a digestão de gorduras localizadas, empregadas em injeções, o tratamento é chamado de massoteria, a substancia também é encontrada na formulação de diversos cremes de beleza.
Ainda no que tange a beleza, todos querem manter seu tônus e elasticidade da pele. Nada melhor que muito colágeno, substancia que com o passar da idade vamos perdendo e vão desenhando nossas rugas. Como fazer? Quem irá nos suprir de colágeno? Aí também entram as vacas e os bois. Não há vegetal que produza isto.
E o tão conhecido Sebo, nome que muitas vezes nos faz pensar em algo sem valor. Deste produto, da gordura animal, são feitos diversos artigos, desde rações para pets, quanto utilizado para cosméticos. Um dos seus produtos muito utilizados é a glicerina, esta entra na composição de sabonetes, xampus, amaciantes, produtos de limpeza e cremes de beleza. Também se emprega glicerina em chocolates e sorvetes, medicamentos, xaropes, anticongelante e em resinas, uma vez que purificada por meio de destilação é possível à produção de nitroglicerina. Realmente, a bovinocultura é um estouro!
Estes são alguns exemplos, muitos outros podem ser citados, com as referencias técnicas.
Mas, sinceramente, o que me faz gostar de bovinos, ah… … Nada melhor que aquela picanha fumegante, que continua sendo sagrada.
Na minha opinião, acho que a pergunta certa não é porque é ético, mas sim porque é SAUDAVEL comer carne, e todos nós sabemos, porque nosso corpo precisa de proteina!
Estava aqui pensando, pois a pouco tempo estava em cima de uma colheitadeira colhendo milho e soja e vendo aqui várias opiniões e ainda mais sobre etica de comer carne ou sobre o “sofrimento dos animais”, fiquei preocupado com o que diria um pé de milho ou de soja prestes a ser devorado por uma imensa e cruel colheitadeira, sem o minimo ressentimento de crueldade e ainda mais, quando este pobre grão ira passar por um secador aonde será aquecido a temperaturas escaldantes. Senhores acredito que deviamos usar nossa inteligencia para coisas mais palpaveis ou melhor deviamos após consumir um bom churrasco de costela ou talvez para aqueles que apreciam uma picanha, utilizarmos esta nobre proteina, sem desmerecer a nossa grande contribuiçao da soja e outras leguminosas como fornecedoras de proteinas, a encontrarmos alternativas mais viaveis para alimentar milhoes de famintos neste mundo e não perdermos tempos como ecochatos ou verde chatos que se hoje emitem opinião deve-se a proteina animal que tiveram oportunidade de comer via carne em seus belos apartamentos ou que puderam ir ao supermercado e encontrar a carne pronta, fatiada, embalada e sem o minimo esforço para consumi-la e aproveitar da inestimavel contribuição destes seres abençoados chjamados animais. oportuno o comentario da Roberta Zuge pois são pessoas com este conhecimento que devem ser ouvidos e utilizados para o crescimento do pais.
NÃO É ÉTICO COMER UM ANIMAL QUE SOFREU DURANTE SUA VIDA PARA SE TORNAR UM PRODUTO.
Por isso não é ético comer foie gras(patê de figado de ganso) onde patos são torturados, também não é ético comer frangos criados espremidos em caixas de sapatos e presuntos produzidos por leitões que jamais rolaram em um barro.
O homem é naturalmente uma espécie predadora. A caça de grandes animais nos proporcionou uma evolução diferenciada.Búfalos, elefantes, baleias e grandes peixes foram animais selvagens que constaram na base de nossa cadeia alimentar garantindo nossa evolução. Milhares de anos se passaram, dominamos o fogo, domesticamos animais, fomos á lua, deciframos códigos genéticos, mas continuamos na posição de cima da cadeia alimentar: somos caçadores, predadores e por esta razão nossa espécie tem um dos seus apoios no Abate animal.E não mudará nos próximos séculos.
Se o abate é inevitável, e será pelos próximos anos então nós produtores e consumidores devemos garantir a estes seres vivos uma VIDA DIGNA.
É ÉTICO CONSUMIR UM ANIMAL CRIADO E ENGORDADO Á PASTO, DE UMA FORMA MUITO SEMELHANTE AO SEU ESTADO NATURAL.
É ÉTICO SER CONSUMIDOR DA PECUÁRIA BRASILEIRA!
Responder esta pergunta para toda a humanidade não faz sentido, ética diz respeito a uma relação social e cultural de uma sociedade humana, querer humanizar animais e vegetais dando a eles sentimentos e comportamento humano na minha opinião é perder a nossa capacidade de pensar , raciocinar e tomar decisões nos transformando em animais. Coma carne e vegetal como o seu grupo ou você como individuo desejar ,ou nada se estiver cansado de viver .Agora querer impor gosto alimentar ao mundo inteiro não tem cabimento .
Existem animais que são criados exatamente para servirem de alimentos para a humanidade, não me venha com essa questão se é ético ou não. Porque ao invés de questionar se comemos ou não carne, não canalizam sua energia e tempo para lutar contra animais em extinção ou até mesmo questionar com grandes marcas se é ético matar certos animais para fazer casacos, botas e bolsas? Seria mais proveitoso com certeza!
É ético comer carnes porque um renomado cardiologista do Inst. de Cardiol. de Pôrto Alegre, em trabalho conjunto com o Eng. Agr. josé Piva Lobato da UFRGS, chegaram à conclusão após anos de pesquisa, que a carne de bovinos engordados em regime de pasto, possui substâncias que protegem as coronárias de entupimento e que, as pessoas que não comem carne, são obrigadas a reporem aminoácidos essenciais ao organismo por meio de suplentação com remédios.
Comemos carne para a evolução do nosso cérebro há mais de 2 milhões de anos… acho eu que a evolução agora é outra, não acha não?? Talvez evolução de nossa CONSCIÊNCIA!!
Mas por acaso natureza segue a ética? Porque foi ela quem criou a cadeia alimentar.
Nós somos apenas parte dela agindo conforme as suas regras. Comer carne é natural.
Por que seria ético comer uma planta e não seria ético comer um pedaço de carne? É ético porque ela não sente dor? Mas o direito da vida é superior ao direito do bem-estar. Se comer carne é anti-ético, comer qualquer ser vivo (incluindo vegetais) é anti-ético também. Tomar remédios é anti-ético. Permanecer vivo é anti-ético.