No dicionário Insumo é tudo que entra na composição ou formação de um determinado produto: fator de produção.
Nenhum insumo seja ele máquina; trabalho; nutriente; semente, ou outro qualquer, é caro ou barato intrinsecamente.
Tudo depende de como é utilizado no processo de produção, do rendimento comparativo das fontes desse insumo, bem como do preço final do produto.
Uma mesma adubação considerada barata na produção de batatas ou qualquer produto agrícola num ano, pode ser extremamente cara em outro, dependendo do mercado, do clima e de n outros fatores.
Nas pastagens, o grande vilão entre os insumos é o Nitrogênio. Nutriente indispensável à produção e que é seguramente o menos reciclável.
Você pode estar se perguntando: Como ele pode ser tão importante, e eu nunca ter me preocupado com isso?
Isso se deve ao fato de que, em baixas lotações (cerca de 0,6 à 1,2 UA/ha dependendo da região em que você se encontra) a quantidade de N fixada por microorganismos, incorporada pelas chuvas e reciclada na matéria orgânica entra em equilíbrio e mantém o sistema de produção relativamente estável.
Se você tem certeza que a capacidade de suporte de sua fazenda está constante ao longo dos anos (ao contrário da grande maioria dos pecuaristas que já engordaram mais bois na mesma área) e o lucro da atividade com essa produção está atendendo às suas necessidades atuais e futuras, ainda não terá que se preocupar com o insumo Nitrogênio pois a “Natureza” vai continuar se encarregando disso, nesses níveis.
Caso contrário, certamente terá que prestar mais atenção à esse insumo e buscar tecnologia para utilizá-lo da forma mais econômica possível nas pastagens assim como fazem seus colegas agricultores.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br