CNPC quer carne bovina na liderança do consumo
11 de abril de 2007
Austrália teme diminuição das exportações para Coréia
11 de abril de 2007

Nível do rio Paraguai pode chegar a 5,5 metros

Dados apurados pela Embrapa Pantanal apontaram que o nível do rio Paraguai, em Ladário (MS), atingiu 4 metros, colocando pesquisadores e pecuaristas em alerta. Segundo o pesquisador Sérgio Galdino, "A expectativa é que este ano seja o pior dos últimos 12 anos". De acordo com ele, a chance do nível máximo do rio ser igual ou superior a 5,5 metros é de 90%.

Dados apurados pela Embrapa Pantanal apontaram que o nível do rio Paraguai, em Ladário (MS), atingiu 4 metros, colocando pesquisadores e pecuaristas em alerta. Segundo o pesquisador Sérgio Galdino, quando o nível máximo anual é igual ou superior a 4 metros, o ano é considerado de cheia. “A expectativa é que este ano seja o pior dos últimos 12 anos”, comentou.

De acordo com ele, a chance do nível máximo do rio ser igual ou superior a 5,5 metros é de 90%. A conseqüência, segundo o pesquisador Urbano Gomes de Abreu, é que a pecuária terá prejuízos de aproximadamente R$ 120 milhões quando a cheia chegar a Corumbá (MS). Haverá necessidade de deslocamento de 528 mil animais para áreas livres de inundações.

O rebanho bovino do município soma 1.533.114 animais e ocupa área de 62.311 quilômetros quadrados. A área de influência da cheia do Rio Paraguai é de 21.428 quilômetros quadrados, segundo reportagem de Fernanda Yoneya, do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de S.Paulo.

Comments are closed.