Dados apurados pela Embrapa Pantanal apontaram que o nível do rio Paraguai, em Ladário (MS), atingiu 4 metros, colocando pesquisadores e pecuaristas em alerta. Segundo o pesquisador Sérgio Galdino, "A expectativa é que este ano seja o pior dos últimos 12 anos". De acordo com ele, a chance do nível máximo do rio ser igual ou superior a 5,5 metros é de 90%.
Dados apurados pela Embrapa Pantanal apontaram que o nível do rio Paraguai, em Ladário (MS), atingiu 4 metros, colocando pesquisadores e pecuaristas em alerta. Segundo o pesquisador Sérgio Galdino, quando o nível máximo anual é igual ou superior a 4 metros, o ano é considerado de cheia. “A expectativa é que este ano seja o pior dos últimos 12 anos”, comentou.
De acordo com ele, a chance do nível máximo do rio ser igual ou superior a 5,5 metros é de 90%. A conseqüência, segundo o pesquisador Urbano Gomes de Abreu, é que a pecuária terá prejuízos de aproximadamente R$ 120 milhões quando a cheia chegar a Corumbá (MS). Haverá necessidade de deslocamento de 528 mil animais para áreas livres de inundações.
O rebanho bovino do município soma 1.533.114 animais e ocupa área de 62.311 quilômetros quadrados. A área de influência da cheia do Rio Paraguai é de 21.428 quilômetros quadrados, segundo reportagem de Fernanda Yoneya, do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de S.Paulo.