Governo apresenta proposta para fim da greve
15 de março de 2004
Frigorífico Mercosul suspende exportação
17 de março de 2004

No Paraná, Sindicarnes consegue reativar abates

O Sindicato da Indústria da Carne do Paraná (Sindicarnes) conseguiu uma liminar que autoriza o restabelecimento dos abates, produção e exportação de carnes. Essas atividades foram prejudicadas na manhã de ontem em função da greve dos fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Conforme avaliação do presidente do Sindicarnes, Péricles Salazar, cerca de um terço da produção de carnes do Paraná, incluindo carnes bovina, suína, de aves e indústria de embutidos, foi paralisada em função da greve. A situação voltou ao normal após as 13h, quando a decisão judicial foi enviada às indústrias filiadas. A decisão foi da juíza Vera Lucia Feil Ponciano, da 8a Vara Federal de Curitiba.

A juíza autorizou que o serviço público dos fiscais agropecuários fosse substituído pelo serviço de médicos veterinários contratados pelos frigoríficos. No Porto de Paranaguá, as exportações foram suspensas com a falta da emissão dos certificados para exportação das cargas.

Apesar da decisão judicial, os fiscais prometem manter a greve por tempo indeterminado, informou o presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura no Paraná, Hugo Caruso.

No Paraná, os serviços foram prejudicados na aduana em Foz do Iguaçu, no aeroporto Afonso Pena e no Porto de Paranaguá, com a falta da emissão de licenças para importação e certificados para exportação.

Fonte: Folha de Londrina/PR (por Vânia Casado), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.