Canadá e EUA fazem simulação contra febre aftosa na fronteira
29 de março de 2005
Brasil deve ampliar exportação de gado em pé
31 de março de 2005

No supermercado, mulher decide 80%

A decisão de compra nos supermercados está na mão das mulheres. Em 80% das vezes são elas quem têm a última palavra na escolha dos produtos que levarão para casa, revela uma pesquisa feita pela LatinPanel em parceria com a revista SuperHiper.

O levantamento, com base em 25 mil entrevistas/mês e 64 categorias de produtos, surpreendeu o setor. ‘O número chamou a atenção. A expectativa era que a participação das mulheres na decisão de compra ficasse entre 65% e 70%, no máximo’, diz o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira. Entre as entrevistadas, 35% trabalham fora e 25% são chefes de família, sendo que desse total, 94% são responsáveis pelos afazeres domésticos.

A pesquisa mostrou que 34% das consumidoras têm mais de 50 anos e que esta faixa etária responde por 33% do consumo. ‘É um indicador do envelhecimento da população, já alardeado por institutos de pesquisa’, diz. Mas as faixas etárias intermediárias de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos também têm participação importante e respondem por 25% do consumo. Já o gasto médio maior, de R$ 15,60 por ida ao supermercado, é de mulheres de 30 a 39 anos.

Além de dados gerais, a pesquisa, observa Oliveira, revela hábitos de compra que podem monitorar promoções no varejo e os produtos lançados pela indústria. Ela mostra que 21% das consumidoras se preocupam com saúde e questões de meio ambiente.O levantamento revela também o potencial da baixa renda.

As classes D e E somadas respondem por 44% do consumo. Na escolha da loja, as mulheres das classes A e B valorizam, pela ordem, preço, variedade e marcas, comodidade e qualidade. A classe C coloca em primeiro lugar a variedade da marca, seguida pelo preço. ‘Esta faixa de consumidora entende que o preço mais baixo é o mínimo que se espera desses varejistas’, diz Oliveira.

Fonte:Estado de São Paulo (por: Vera Dantas), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.