O goiano Antenor Nogueira, escolhido para presidir a Câmara Setorial da Carne do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), assumiu o posto divulgando a notícia de que o Brasil mantém o nível 1 na classificação de risco para a doença da “vaca louca”. O relatório de reclassificação para os países que exportam carne de gado para a União Européia foi comemorado por Nogueira, ao destacar que o Brasil ganhou um visto definitivo para o ingresso da bovinocultura brasileira naquele mercado.
A Câmara foi criada para aglutinar todos os elos da cadeia produtiva da carne. Desde a produção, industrialização, varejo e supermercado, até mini, pequenos e grandes produtores, de forma que todos os assuntos que demandarem discussão serão resolvidos nela, explicou.
Como presidente do órgão, ele terá um papel conciliador, mas a maior meta é formatar a união da cadeia. “Acredito que terei uma boa convivência, pois acredito que a Câmara veio para criar condições para que o setor chegue a um denominador comum”.
Ele defende uma posição brasileira firme nas negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), prevista para setembro próximo, em Cancún, no México. Para ele o grande desafio do setor de carnes brasileiro são as barreiras sanitárias. “Não temos que ficar preocupados com subsídios. Basta tirar as barreiras sanitárias que teremos competitividade.”
Para ele, Brasil e Goiás já ganharam o mercado europeu e o Oriente Médio e, independente do volume de tarifações e das restrições sanitárias impostas pelos Estados Unidos à carne brasileira, quem vai mandar no mercado é o preço. “A priori, pode se gastar mais comprando carne mais cara, mas o mercado não sustenta muito tempo a concorrência do preço. Além do mais, temos uma carta na manga, que é o boi de pasto e de qualidade. Temos uma produção 90% orgânica. Só precisamos mostrar esta carne lá fora, mas com a nossa cara, porque, infelizmente, 50% da nossa carne vendida lá fora ganham o nome do importador”.
Fonte: Diário da Manhã/GO (por Antonia de Castro), adaptado por Equipe BeefPoint