Meira Fernandes investe na pecuária de ciclo curto
16 de setembro de 2002
Paraguai poderá iniciar venda de carne de alta qualidade à UE
18 de setembro de 2002

Norte-americanos poderão consumir leite e carne de animais clonados

Apesar da clonagem animal ainda estar engatinhando, alguns criadores norte-americanos apostam no aperfeiçoamento da técnica como método rotineiro de reprodução animal. Mais ainda agora, que um relatório preliminar da Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) considerou que produtos de animais clonados não oferecem risco à saúde. Com isso, leite e carne de clones poderão chegar aos supermercados americanos em 2003.

A maioria das estimativas mostra que não passa de 100 animais o número de vacas e bois clonados nos EUA. Algumas vacas clonadas até já produzem leite em fazendas americanas, mas o produto não foi para o mercado a pedido da Administração de Drogas e Alimentos (FDA), que ainda avalia a segurança dos alimentos derivados de clones ou de filhotes de clones. O órgão espera chegar a uma decisão antes do fim do ano.

Na maior parte dos institutos de pesquisa, a clonagem é estudada como uma ferramenta para a produção de “biorreatores”, animais geneticamente modificados capazes de produzir moléculas de interesse terapêutico no leite. Outra aplicação seria a reprodução em larga escala de animais premiados para a produção de leite e carne. O que deve ter início nos próximos anos é o consumo de produtos derivados dos filhotes de clones de animais reprodutores.

Fonte: O Estado de São Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.