Frigorífico dos EUA leva carne às Olimpíadas
17 de agosto de 2004
10o Leilão Ipameri oferta Canchim
19 de agosto de 2004

Noruega: Consumidores dispostos a pagar mais pela qualidade

O projeto norueguês “Qualidade, informação e rotulagem”, que tinha o objetivo de determinar como melhor comercializará carne bovina doméstica, descobriu que os consumidores do país estão mais interessados na maciez e na suculência dos cortes de carne e estão dispostos a pagar mais para ter certeza de que estão comprando o que querem.

O estudo, realizado pela Universidade Agrícola da Noruega, aconselhou os produtores a fornecerem informações nos rótulos que justifiquem um preço mais alto em cortes selecionados.

“O ideal para os consumidores seria que as carnes fossem classificadas pela maciez e que tivesse uma sugestão sobre que tipo de prato este corte melhor se adapta”, disse o professor da Universidade, Kyrre Rickertsen.

O projeto incluiu fatores de maior interesse aos consumidores de carnes (maciez e preço) e, então, testou a extensão de sua disponibilidade de pagar mais pela qualidade superior. O estudo mostrou que os consumidores superestimaram o quanto eles estariam dispostos a pagar, mas, em média, eles pagariam 10% a mais quando convencidos de que estariam levando uma carne bovina de melhor qualidade.

Fonte: Just-Food.com (por Jonathan Tisdall), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Angélica Simone Cravo Pereira disse:

    Sabemos que não é fácil atingir tal nível de qualidade, principalmente no que se diz respeito às características intrínsecas do produto, como maciez, suculência, sabor e outros fatores. Essas características estão diretamente relacionadas à genética, raça, dieta, idade, sexo, efeitos pré e pós-abate, entre outros.

    Portanto, é responsabilidade de cada elo da cadeia ter sua parte de responsabilidade para se obter carne de qualidade. Além disso, é importante a implementação de métodos para reduzir e controlar as variações existentes. O problema é que muitas vezes não é fácil mostrar ao produtor que ele também será beneficiário.

    Porém, produzir carnes com qualidade superior, certamente elevará a demanda de carne pelos consumidores, que podem pagar mais por um produto diferenciado, trazendo certamente maior retorno para os componentes da indústria da carne, seja ele produtor ou frigorífico.

    Abraços,