Por Ernesto Tadeu Bronhara
Realçamos que o alvo principal neste mercado é atender as necessidades impostas pela comunidade européia em determinar a origem dos animais e qualificar a carne que está sendo comercializada . Estabelecendo sua origem com processos confiáveis, evitamos a exterminação indevida de animais, a exemplo do que ocorreu na Inglaterra, e alcançamos maiores fatias no mercado internacional .
O uso da tecnologia observando as considerações abaixo pode facilitar muito o êxito em atingir os objetivos de todos os envolvidos seja ele pecuarista, indústria frigorífica e fornecedores de tecnologia .
A utilização das diversas tecnologias de identificação eletrônica e coleta de dados deve atender aos requisitos das normas ISO 11784 e 11785 da ABNT .
Com o uso de tecnologias que atendam as especificações normativas, criamos um padrão para o mercado, podendo se comparar ao mercado de telefonia celular onde diversas empresas fabricantes de hardware atuam com protocolos de comunicação específicos .
O consumidor final, no caso o Pecuarista, que vai adquirir a tecnologia de identificação eletrônica, tem a vantagem de exigir melhores produtos por menores preços e com a melhor prestação de serviço. O interesse maior de todos envolvidos na cadeia de suprimentos destes produtos estará voltada para uma análise profunda de custo x benefício em relação a melhor utilização da identificação dos animais .
Atualmente, é aceito pelo SISBOV a identificação por marca a fogo, permitindo assim que o animal e sua propriedade receba o certificado de origem pelas entidades certificadoras. Esta possibilidade de identificação é correta neste primeiro momento para os passos iniciais dados neste mercado, que é tratar a informação, mesmo que ela esteja sujeita a falhas. Todos sabemos que um banco de dados aceita e processa a informação que ele recebe. Se ele recebe uma informação errada, os processos seguintes serão acompanhados por esta informação que lhe foi encaminhada.
O envio dos dados pelos pecuaristas para as empresas certificadoras credenciadas tem como alternativa mais confiável o envio destes dados via conexão internet. Desta forma, diminui muito os erros provenientes do manuseio de papéis , fax ou informações via correio.
A Indústria Frigorífica exerce um papel fundamental neste processo da Rastreabilidade de Animais Bovinos. Ela pode ser comparada com a Indústria Automobilística e os Fornecedores seriam os Pecuaristas como é as Auto-peças na Automobilística. Há uma exigência cada vez maior em um mercado globalizado processos e produtos com melhor qualidade .
Entendemos que a tecnologia em todo o ciclo desde sua origem até o consumidor final deve ser constantemente aperfeiçoada para que possamos enfrentar os concorrentes de outros países que por já definirem padrões e utilizarem as tecnologias há mais tempo, conseguem vender seus produtos de carnes de origem bovina por preços maiores que os exportadores brasileiros .
O Governo Brasileiro a exemplo de outros países europeus deveria intensificar o Marketing de nossa Carne Bovina promovendo junto aos consumidores externos o consumo de nossos produtos. É sem dúvida uma estratégia importante a ser tomada, pois facilitará a negociação de preços melhores em toda a cadeia produtiva seja do pecuarista para com o frigorífico ou do frigorífico para com os importadores. Enquanto não houver um Ganha & Ganha em toda a cadeia de comercialização, estaremos retardando a efetivação dos negócios deste mercado .
Ernesto Tadeu Bronhara
Engenheiro Mecânico e Sócio Gerente da BRTechID, que é uma empresa Gerenciadora de Projetos de Rastreabilidade de Animais Bovinos.
Contato
Site: www.brtechid.com.br
Telefone BRTechID: 11 4226 4975