O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor. O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro.
A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.
Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:
– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)
– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)
– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)
– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)
Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Carmen Perez, uma das finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso.
Carmen Perez vem de uma família sem nenhuma tradição com pecuária e sim tradição com usina de açúcar. A fazenda no Mato Grosso foi apenas uma consequência de investimento em terras.
Aos 22 anos, sem uma formação acadêmica na atividade, mas como uma paixão pelo campo, por cavalos e pela natureza; Carmen migrou de São Paulo com coragem e determinação para o Mato Grosso, assumindo uma fazenda cheia de desafios. Sendo que os desafios e seu aprendizado continuam a toda vapor!
BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?
Carmen Perez: A cria me inspira, a maneira perfeita da natureza e sua reprodução.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?
Carmen Perez: Logo quando me mudei para o Mato Grosso, não tinha idéia de nada, mal distinguia uma vaca de um boi. Todos os dias saia a cavalo pela fazenda, cada dia em um setor, perguntava, escutava e observava.
Valorizo muito a nossa mão-de-obra, são eles que executam nossos projetos e nossos sucessos. Contratei pessoas certas para me assessorarem. Promovi encontros, cursos e palestras com toda equipe. Minha maior realização é manter uma equipe, unida, saudável e comprometida.
BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?
Carmen Perez: Acretido que seja fruto desses últimos 12 anos de muita dedicação, trabalho e entrega. Mas, sempre penso que a paixão pelo que faço vem em primeiro lugar.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Carmen Perez: Sempre uso a palavra aprendizado, nós não erramos, mas sim aprendemos. Assim sempre estaremos motivados com nossos projetos e desafios. Foram todos esses aprendizados que trouxeram os acertos.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Carmen Perez: Não inventar nada. Foi um ano de muitos investimentos na seringueira que plantamos no inicio de 2013, consequentemente com os custos altos da pecuária, então fizemos nosso manejo, IATF como nos outros anos e seguramos os custos.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Carmen Perez: Pretendo reduzir todos os custos. Focar em nosso manejo e nossa parte reprodutiva.
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Carmen Perez: Acho que a valorização do profissional nesse setor, com a perspectiva de crescimento profissional a médio prazo é essencial.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?
Carmen Perez: Admiro os profissionais que trabalham com seriedade e que administram com equilíbrio os recursos exclusivos gerados pela pecuária, uma atividade de baixo risco, porém de baixa rentabilidade .
BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?
Carmen Perez: Acredito em uma transformação da mão de obra de campo genuíno e sensível, de conhecimento diário no campo, para uma mão de obra acadêmica com tecnologia e custo. Não será fácil contratar vaqueiros. Os filhos dos nossos vaqueiros serão profissionais urbanos. A migração de uma nova geração para as áreas urbanas, em busca de um sonho para novas oportunidades, já é um fato consolidado. Nosso maior desafio será atrair talentos e envolvê-los com apelos de incentivo e liderança.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?
Carmen Perez: Minha mensagem é de um olhar mais otimista para esse setor que é altamente atingido pela mídia e por políticos totalmente sem informações corretas do setor pecuário.
8 Comments
Carmen, parabéns pela dedicação e profissionalismo!
Parabéns!
Mulher e jovem, com paixão voltada ao campo!
Exemplo que fatalmente influenciará a permanência no campo dos filhos dos nossos vaqueiros: “Os filhos dos nossos vaqueiros serão profissionais urbanos. A migração de uma nova geração para as áreas urbanas, em busca de um sonho para novas oportunidades…”
Continue nessa linha Carmen Perez, boa sorte!
Paulo Souza.
Excelente ver a mulher a campo ,buscando desenvolvimento na produção pecuária.
Parabéns Carmen,
Está cada vez mais claro que “gente comprometida”, é e sempre será o grande trunfo para se ter uma atividade agropecuária sustentável.
Carmem você falou pouco, mas disse tudo. “Os filhos dos nossos vaqueiros serão profissionais urbanos. A migração de uma nova geração para as áreas urbanas, em busca de um sonho para novas oportunidades, já é um fato consolidado. já um bom tempo venho observando esta migração”. Antigamente quase todos os vaqueiros queria que seus filhos fossem vaqueiros. Hoje em dia é totalmente o contrário, os vaqueiros fás das “tripas coração” para seus filhos estudarem na áreas urbanas, e garanto que 99 % deles não volta para essa área que é tão pouco valorizada. Minha dica é, focar 100% na educação destes filhos dos nossos vaqueiros, assim teremos mais chances de traze-los de volta, e com um vasto conhecimento acadêmico ou técnico. Do contrário daqui a poucos anos teremos muitas tecnologias, porem sem pessoas capacitadas para a mesma.
Parabéns !!!! Conheço seu trabalho e sua dedicação, sei que este sucesso veio com muito esforço,dedicação e amor no que faz.
Abraços Henrique e Flavia
PARABÉNS PELA OUSADIA !!!
Receba meus parabens Carmen , por tudo que consquistou e conquistara na atividade pecuaria, e que deus lhe abençoe e mantenha vc sempre linda e dedicada como é, um abraço.