É com pesar, que informamos o falecimento, do Dr. Luis Alberto Fries. Zootecnista graduado pela Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana PUCRGS, em 16 de Dezembro de 1972, vem atuando desde então na área de melhoramento genético animal. Agraciado no V Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal com o Prêmio Mérito em Pesquisa, Medalha de ouro Prof. José Rodolpho Torres, O Dr. Luiz Fries foi um dos mais importantes zootecnistas deste país, com uma enorme contribuição para o melhoramento genético animal, particularmente de bovinos de corte. O corpo será velado até as 17h00 desta sexta-feira, 09/11/2007, no Velório Municipal de Jaboticabal, quando, então, se dará o sepultamento.
É com pesar, que informamos o falecimento do Dr. Luis Alberto Fries. O corpo será velado até as 17h00 desta sexta-feira, 09/11/2007, no Velório Municipal de Jaboticabal, quando, então, se dará o sepultamento.
Luiz Alberto Fries nasceu aos 27 de Agosto de 1951 em Caxias do Sul – RS. Zootecnista graduado pela Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana PUCRGS, em 16 de Dezembro de 1972, vem atuando desde então na área de melhoramento genético animal.
Realizou seu mestrado no curso de Pós Graduação em Agronomia da UFRGS, no setor Melhoramento Genético Animal. Doutorou-se pelo Curso de Pós Graduação em Melhoramento Animal, na Iowa State University, Ames, Iowa, USA.
Iniciou sua carreira como professor universitário no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas, onde trabalhou de Agosto de 1978 a Setembro de 1986. Foi, também, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS de 1986 a 1992. Mais recentemente, atuou como Professor visitante no Departamento de Melhoramento Genético Animal da FCAV – UNESP, Câmpus de Jaboticabal, de 1995 a 1998, e novamente, de 2000 a 2001. Trabalhou, também como “Beef cattle geneticist” da Animal Genetics and Breeding Unit, University of New England em Armidale, Austrália de 1999 a 2000.
Dr. Fries tem o grande mérito de conciliar bem, atividades acadêmicas e científicas com atividades técnicas, tendo sido Coordenador Técnico dos Programas de Teste de Progênie e de Gado de Corte da CIPARI Genética Animal S.A., Londrina, PR, entre Setembro de 1975 e Agosto de 1978 e Consultor Técnico da Agropecuária CFM Ltda., S.J. Rio Preto, SP, para seus programas de melhoramento do Nelore e de cruzamentos de gado de corte, entre Janeiro 1985 e Outubro de 1994. Continuou atuando como Consultor da Natura Genética Sul Americana S.A., Porto Alegre, RS, Consultor do Núcleo Delta G, Dom Pedrito, RS e Coordenador Técnico do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO) desde 1974.
Como sócio da GenSys Consultores Associados S/C Ltda., Porto Alegre, RS, desde 07 de Fevereiro de 1991, prestou consultoria em melhoramento genético animal a grandes conglomerados de criadores e a criadores particulares. É um dos primeiros nomes a serem lembrados quando se organizam congressos, simpósios e reuniões científicas na área de melhoramento animal, já tendo proferido mais de uma centena de palestras nestes fóruns.
No quesito de formação de recursos humanos, Dr. Fries participou como orientador e/ou co-orientador de 25 acadêmicos, entre graduandos e pós-graduandos. Publicou cerca de 40 trabalhos em revistas e periódicos científicos, 10 livros, 8 capítulos de livros e cercas de 150 trabalhos e resumos em Anais de Congressos e Simpósios.
Foi membro da Sociedade Brasileira de Zootecnia, desde Julho de 1973, da American Society of Animal Science, desde Setembro de 1973, da Biometric Society (RBras), desde 1982, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal – SBMA (1996) e membro do Permanent International Committee for WCGALP (World Congress on Genetics Applied to Livestock Production) para servir no período 1998-2006.
Em 2000, foi homenageado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com o Prêmio Mérito ABCZ Nacional, sendo o primeiro pesquisador a recebê-lo. Ultimamente, era sócio da GenSys Consultores Associados S/C Ltda., consultor em Melhoramento Genético Animal da Lagoa da Serra Ltda., Professor do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Câmpus de Jaboticabal – UNESP e Professor Colaborador, na categoria de Orientador junto à Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRGS.
Agraciado no V Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal com o Prêmio Mérito em Pesquisa, Medalha de ouro Prof. José Rodolpho Torres, O Dr. Luiz Fries foi um dos mais importantes zootecnistas deste país, com uma enorme contribuição para o melhoramento genético animal, particularmente de bovinos de corte.
0 Comments
É uma grande perda para a pecuaria, para a área científica e para o Brasil. O Luiz tinha um grande compromisso para melhorar não só a pecuaria, mas tambem a justiça social no país.
Vai em paz e sabe que nós respeitamos e admiramos o seu trabalho, pensamentos e principalmente a sua pessoa.
Um enorme abraço na alma do seu coração.