A empresa japonesa Hannan Corp, que é uma das companhias de carnes mais importantes do país, está sendo investigada por fraude. Seu vice-presidente, Mitsuru Asada, bem como outros executivos da diretoria da empresa, foi preso. Eles são acusados de receber do Estado ilegalmente 600 milhões de ienes (US$ 5,48 milhões).
Suspeita-se que a empresa poderia ter rotulado propositalmente carne importada como doméstica e ter solicitado ajudas do governo por esta carne. Estas ajudas foram determinadas pelo governo do Japão após a ocorrência do primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país, em setembro de 2001, com o objetivo de apoiar a produção nacional.
Um tipo de fraude semelhante já tinha sido feito há dois anos pela empresa Snow Brand. Esta empresa foi acusada de rotular como japonesa carne australiana para poder cobrar as ajudas. Nesta época, surgiu no Japão um grande escândalo, não somente pela fraude financeira, mas também pela grande incerteza criada no consumidor, que começou a duvidar de todo produto que comprava e da veracidade dos rótulos, em um momento de grande preocupação com relação à segurança alimentar.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe BeefPoint