A União Européia (UE) habilitou oficialmente, nesta sexta-feira (25), mais 33 Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras). A partir de hoje, 123 propriedades de cinco estados brasileiros estão aptas a fornecer animais para frigoríficos exportadores de carne bovina in natura ao bloco europeu. O aumento do fluxo comercial com a UE é resultado das auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e serviços estaduais de Defesa Agropecuária no sistema de certificação dessas propriedades rurais.
A União Européia (UE) habilitou oficialmente, nesta sexta-feira (25), mais 33 Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras). A partir de hoje, 123 propriedades de cinco estados brasileiros estão aptas a fornecer animais para frigoríficos exportadores de carne bovina in natura ao bloco europeu.
O aumento do fluxo comercial com a UE é resultado das auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e serviços estaduais de Defesa Agropecuária no sistema de certificação dessas propriedades rurais.
Minas Gerais é o estado que teve mais Eras incluídos na lista Traces do Serviço de Alimentação e Veterinária da União Européia (FVO) – o estado saltou de 65 para 80. Mato Grosso, de sete, subiu para 12, enquanto o Rio Grande do Sul passou de 10 para 13, e Goiás, de seis para 13. O Espírito Santo completa a relação, com aumento de duas propriedades para cinco.
As informações são do Mapa.
0 Comments
Apesar de todo esforço de algumas propriedades em se tornar ERAS, existe ainda algumas barreiras a serem vencidas! Uma delas é a agilidade, tecnificação e boa vontade de alguns orgãos estaduais, como a Agrodefesa do estado de Goiás.
Quando é necessário uma segunda via de GTA, para a regularização de um ERAS o produtor passa por um verdadeiro calvário!
Preciso da cópia da 2 via de GTAs de dois embarques de uma propriedade, sendo um tirado na cidade de Mineiros e outro na cidade de Rio Verde, a quinze dias pedi estes documentos e até a data de hoje não obtive resposta!
Liguei para estes locais e perguntei se é possível conseguir estes documentos, as pessoas que me atenderam disseram que não podem encotrar por não terem tempo de procurar, e até me disseram para eu enviar uma pessoa para procurar, nos arquivos da agrodefesa.
Quando pedi as cópias, eu passei o nome do proprietário da propriedade os números dos GTAs, a data e a quantidade de animais.
Para se firmar um mercado exportador forte com carne de qualidade e que passe segurança para quem compra é necessário que vários setores e orgãos deste País se organizem e colaborem para que todos nós possamos ganhar!
Prezados leitores, vejam no exemplo citado pelo amigo Loni que se faz necessário fazer o dever de casa e arquivar tudo que fazemos nas propriedades a fim de evitar esses transtornos. Ou viramos empresas rurais ou damos licença para quem o quer fazer.