Alta Genetics investe US$ 3 milhões em nova central
26 de setembro de 2005
O mercado da carne em transformação
28 de setembro de 2005

Nova Zelândia aumentou vendas aos mercados asiáticos

A indústria de carne bovina da Nova Zelândia mostrou um aumento substancial nas exportações aos mercados do Japão, Coréia e Taiwan tanto em termos de volume como de valor nos últimos anos.

Em 2004, as exportações de carne bovina da Nova Zelândia a esses países aumentaram 69% em volume e 74% em valor, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA).

O MLA disse que, de acordo com o relatório do Rabobank, a Nova Zelândia aproveitou as oportunidades oferecidas pelas recentes barreiras impostas à carne bovina dos Estados Unidos e do Canadá devido ao surgimento de casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, e usou sua reputação de carne “limpa, verde e de qualidade” para promover seu produto.

Assim como a Austrália, a Nova Zelândia tem uma forte reputação de segurança alimentar, com status de livre de doenças animais, obtendo, desta forma, vantagens sobre outros fornecedores de produtos de carne bovina similares, particularmente sobre os países da América do Sul.

Em termos das exportações neozelandesas aos EUA, o MLA disse que o relatório do Rabobank previu que a re-entrada de bovinos vivos canadenses aumentará a competição no mercado e possivelmente reduzirá os preços para os produtores neozelandeses.

O relatório alerta que a competição aumentará tanto da América do Norte como do Sul no futuro e a conservação da reputação de verde e limpa da Nova Zelândia, um poderoso ponto de diferença, é necessária para que esse país possa competir com sucesso nesses mercados.

Apesar de o Brasil e outros países da América do Sul atualmente manterem seu foco em mercados diferentes dos da Nova Zelândia, eles apresentam uma ameaça aos mercados de carne bovina magra em médio e longo prazo, à medida que têm potencial para obter mais acesso a mercados de alto valor, como EUA, Coréia e Japão.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.