As importações de carne bovina de Taiwan neste ano, até agosto, totalizaram 48,57 mil toneladas, de acordo com as estatísticas do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Externo da China (China External Trade Development Council – CETRA).
Esse volume denota um aumento de 14% (ou 6,02 mil toneladas) em relação ao do mesmo período do ano anterior, com o maior aumento registrado pela Nova Zelândia (+ 32%), seguida por Estados Unidos (+ 17%) e Austrália (+ 2%). A Austrália é responsável por 44% desse mercado de importação de carne bovina, seguida por Nova Zelândia, com 34%, e EUA, com 21%.
Os fatores que limitaram a expansão das importações de carne bovina australiana por Taiwan neste ano foram aumentos substanciais nos preços de importação desde o começo do ano, devidos ao fortalecimento do dólar australiano, à redução na oferta e aos melhores preços disponíveis em mercados alternativos como EUA e Japão.
Para muitos importadores, a redução da oferta significa que os exportadores estiveram relutantes em fornecer cotas aos importadores. Conseqüentemente, alguns destes trocaram a carne bovina da Austrália pelo produto da Nova Zelândia.
De acordo com fontes comerciais, os volumes de carne bovina congelada da Nova Zelândia vendidos a Taiwan mostraram aumento significativo entre março e junho deste ano, quando alguns cortes neozelandeses estavam 10% mais baratos que os produtos similares da Austrália. Apesar de essa diferença de preços se ter reduzido agora, não há sinais significativos de que os importadores retornarão à carne bovina australiana em curto prazo.
Apesar da falta de carne bovina prevista em Taiwan durante o restante do ano, a expectativa é de alguns pedidos limitados feitos pelo país, com data de entrega em dezembro de 2003. No entanto, para janeiro de 2004, esperam-se grandes pedidos. Isso permitirá tirar vantagem das novas tarifas de 10 dólares de Taiwan (29,29 centavos de dólar, na cotação de 4 de dezembro) o quilo, valor menor que a tarifa de 15 dólares de Taiwan (43,93 centavos de dólar) para o quilo de cortes de qualidade especial, e a de 17 dólares de Taiwan (49,79 centavos de dólar) para o quilo de outras carnes bovinas, além de suprir a demanda para o Novo Ano Chinês que se inicia.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint