As exportações de carne bovina da Nova Zelândia em 2009-10 deverão cair em 3%, para 362.500 toneladas, com o preço médio por tonelada caindo em 10%, de acordo com o Meat & Wool New Zealand.
As exportações de carne bovina da Nova Zelândia em 2009-10 deverão cair em 3%, para 362.500 toneladas, com o preço médio por tonelada caindo em 10%, de acordo com o Meat & Wool New Zealand.
O valor total das exportações de carne bovina deverá declinar em 12%, para NZ$ 2,1 bilhões (US$ 1,41 bilhões) devido ao maior dólar neozelandês, a baixa demanda do Japão e da Coreia, a extrema sensibilidade de preços entre os consumidores da União Europeia (UE), a continuação da queda nos preços dos subprodutos bovinos (particularmente couro) e um menor rebanho neozelandês. Esses fatores serão parcialmente compensados pela forte demanda dos Estados Unidos por carne bovina processada e pela recuperação na economia doméstica, que consome 20% da produção de carne bovina da Nova Zelândia.
Os mercados também ficaram ambíguos para carne bovina neozelandesa em 2008-09, com um aumento de 8% nas exportações para os EUA (direcionado pela alta taxa de abates de vacas, bem como pela queda nos preços dos produtos lácteos com relação aos recordes atingidos anteriormente), mas com um declínio de 17% para os mercados combinados do Japão e da Coreia, à medida que as vendas sofreram os efeitos da baixa demanda e maior competição com o produto dos EUA. A UE continuou sendo um mercado de alto valor, mas sua contribuição como fonte de renda de exportação foi e está sendo limitada pelas altas tarifas para produtos fora da cota, com somente 3% das exportações sendo feitas à UE.
Os menores números de gado esse ano, com o rebanho caindo em 2% (71.000 cabeças), para 4,1 milhões de cabeças em junho de 2009 foi devido a três anos consecutivos de seca impactando no rebanho. Os abates de gado para exportação deverão cair em 5% em 2009-10, para 2,2 milhões de cabeças à medida que a indústria tenta reconstruir o rebanho, considerando um ano livre de seca.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.