Os produtores rurais da Nova Zelândia contam agora com um programa chamado Farmstrong, uma iniciativa designada a dar aos produtores rurais as habilidades e os recursos para viverem bem, produzem bem e tirarem o máximo proveito da vida.
De acordo com informações do site http://farmstrong.co.nz, a produção rural é um trabalho com desafios únicos, sendo muitos deles difíceis de prever ou controlar. Esses desafios vão desde eventos climáticos, como seca e enchentes, até flutuações nos preços das commodities, mudanças na legislação e novas tecnologias.
Junto com esses fatores externos, vêm as demandas de se ter qualquer negócio – planejamento financeiro e de produção, gestão do fluxo de caixa, contratação e gestão da equipe, planejamento da sucessão, etc. Essas pressões não desaparecerão, de forma que é vital que os produtores rurais desenvolvam as habilidades e a resiliência para lidar com elas.
Pesquisa mostram que muitos produtores rurais são ótimos em ficar de olho em seu equipamento e em seus animais, mas, assim como outros neozelandeses, podem negligenciar seu próprio bem-estar. Como uma indústria, não se pode deixar que essas pressões alcancem um ponto em que prejudiquem a produtividade e afetem as vidas das famílias.
Pesquisas recentes mostram que mais de um terço dos produtores rurais do país têm níveis altos de colesterol; 3 de cada 10 estão com sobrepeso; 4 de cada 10 têm problemas para dormir; mais da metade têm pressão alta; quase metade gostaria de ter aconselhamento sobre como obter um melhor equilíbrio entre trabalho-vida pessoal; mais de um terço quer saber mais sobre gestão do cansaço e da fadiga; e 4 em cada 10 estão preocupados com o impacto do estresse.
Assim, o material desse programa foi desenvolvido para ajudar a promover o bem-estar do produtor rural na Nova Zelândia e estimular a discussão sobre esses importantes tópicos. Dentre os tópicos discutidos, há a questão de tirar um período de descanso – sejam horas, sejam dias -; focar na saúde e no condicionamento físico, com mais práticas de exercícios dormir bem; e pensar de forma mais saudável – ser otimista, ter mais flexibilidade, ter mais criatividade, entre outros.
O programa possui uma página no Facebook, bem como um canal no YouTube. Veja abaixo o vídeo de apresentação do programa (em inglês):
Fonte: http://farmstrong.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
2 Comments
Interessante como surgem programas buscam o aperfeiçoamento mais integral das pessoas do campo. De uma forma um diferente, o objetivo do AgroTalento está alinhado com esse programa. Abraços, Miguel Cavalcanti
Interessante essa abordagem, a questão no Brasil passa mais pela falta de educação e informação, tenho varios colegas pecuaristas que não sabem sequer ler, o que atrapalha ao fazer negociações ou aplicar para um financiamento rural. Qualidade de vida passa por isso tambem, quem sabe até, internet na zona rural!