Assim como ocorreu no mês de janeiro, as exportações de carne bovina da Nova Zelândia atingiram o maior nível já registrado no mês de fevereiro, aumentando 28% com relação ao ano passado, para 46.875 toneladas, enquanto as vendas para Japão, Coréia, Taiwan e Estados Unidos aumentaram significantemente.
A escassa oferta de carne bovina no mercado do Japão, devido à barreira imposta à carne bovina dos EUA desde o registro de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) neste país em dezembro passado, contribuiu para que as exportações neozelandesas de carne bovina a este país em fevereiro aumentassem 110% com relação ao ano anterior, para 3.408 toneladas. As exportações de carne bovina da Nova Zelândia ao Japão em fevereiro foram o segundo recorde de volume, perdendo somente pelo volume exportado em maio de 1997, de 3.476 toneladas. As exportações ao Japão nos dois primeiros meses de 2004 atingiram o recorde de 6.352 toneladas, cerca de 64% acima do maior volume para o período, atingido em 1998 (3.874 toneladas).
Assim como ocorreu com o Japão, as exportações de carne bovina neozelandesa à Coréia em fevereiro aumentaram 136% com relação ao ano passado, para 4.655 toneladas – o maior envio para este mês desde março de 1996. As exportações para Taiwan atingiram o recorde de 4.005 toneladas, o que denota um aumento de 98% com relação ao ano passado.
As exportações neozelandesas de carne bovina aos EUA em fevereiro aumentaram 8% com relação ao ano passado, para 25.209 toneladas, à medida que a demanda e os preços neste mercado permaneceram firmes.
Fonte:Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint.