O fortalecimento do dólar neozelandês e o enfraquecimento da demanda na Europa devem levar a uma forte redução de lucros para o setor de carne bovina e ovina da Nova Zelândia nesta temporada, segundo as projeções anuais do grupo Beef + Lamb New Zealand divulgadas nesta segunda-feira (17).
O fortalecimento do dólar neozelandês e o enfraquecimento da demanda na Europa devem levar a uma forte redução de lucros para o setor de carne bovina e ovina da Nova Zelândia nesta temporada, segundo as projeções anuais do grupo Beef + Lamb New Zealand divulgadas nesta segunda-feira (17). O grupo prevê que o lucro médio antes de impostos fique por volta de 96.500 dólares neozelandeses (US$ 79.689) para o ano que termina em 31 de maio de 2013, queda de 34% na comparação com o ano anterior, mas ainda superior aos lucros registrados na temporada 2010.
Os lucros com o setor haviam subido nos últimos dois ciclos, impulsionados pelo aumento da demanda por carne vermelha e lã dos mercados emergentes e uma queda da oferta devido à mudança global de muitos criadores para os laticínios. A carne vermelha é o segundo principal produto exportado pela Nova Zelândia e responsável por cerca de 5 bilhões de dólares neozelandeses (US$ 4,13 bilhões) anualmente. Já os cortes especiais de carne de carneiro são vendidos especialmente para a Europa, cuja crise tem enfraquecido a demanda.
Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.