A rede varejista da Coréia Mega-Mart introduziu em suas lojas a “carne bovina natural” da Nova Zelândia pela primeira vez no dia dois de março. Inicialmente, a carne será vendida no “Setor de Bem-Estar” de três lojas da rede, localizadas no sul do país.
Um representante do Mega-Mart disse que a carne bovina natural neozelandesa é certificada pelo governo da Nova Zelândia como sendo oriunda de animais criados sem o uso de antibióticos ou hormônios de crescimento. Além disso, o alimento dos animais não pode conter grãos geneticamente modificados ou grãos que foram cultivados com o uso de fertilizantes químicos.
O preço da carne bovina natural neozelandesa é cerca de 20% maior do que o do produto norte-americano, mas é ainda cerca de 20-30% menor do que o preço da carne bovina doméstica (Hanwoo) de alta qualidade.
A Nova Zelândia vem aumentando suas vendas de carne bovina ao mercado coreano desde que os Estados Unidos anunciaram o primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no final de dezembro passado. O Ministério da Agricultura e Silvicultura da Coréia anunciou que as importações coreanas de carne bovina neozelandesa em janeiro atingiram o volume de 3.445 toneladas, representando 42% do total de importações. Em janeiro de 2003 essas importações foram de 2,12 mil toneladas (7% do total de importações) e, em dezembro de 2003, de 1.598 toneladas (8% do total de importações).
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint