Aumento da oferta derruba preços da carne exportada
27 de junho de 2002
Irlanda quer aumentar venda de carne bovina aos países de terceiro mundo
27 de junho de 2002

Novilho precoce goiano é exemplo para o País

O projeto Novilho Precoce de Goiás é modelo para o Brasil. Criado pela Lei 12.167/93, o projeto abateu, de 1994 até maio deste ano, um total de 1.980.915 bovinos precoces e tem 4.964 produtores inscritos. No início, havia apenas dez produtores. “Sem dúvida, trata-se de um grande avanço para Goiás.” A informação é do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, José Mário Schreiner.

De acordo com o coordenador estadual do Projeto Novilho Precoce, Aparecido Reis Pacheco, a adesão ao projeto permite ao produtor fazer um planejamento estratégico da produção, com giro mais rápido do capital, maior rentabilidade do empreendimento, maior taxa de desfrute do rebanho e maior produtividade para a área explorada.

Para a indústria, explica Pacheco, há a valorização dos subprodutos, a matéria-prima é de melhor qualidade, a rentabilidade pela venda da carne com valor agregado é maior, além de haver a conquista de mercado. Consequentemente, as vantagens para o Estado são antecipação do ICMS, redução da sonegação e geração de empregos qualificados na cadeia produtiva. “Já o consumidor ganha produtos de melhor qualidade, saudáveis e de origem confiável para o consumo.”

De acordo com Pacheco, a adesão voluntária do produtor rural, os financiamentos institucionais, como o Fundo do Centro-Oeste (FCO), a integração privada com o poder público e a absorção tecnológica no segmento produtivo explicam a evolução do projeto.

Ele diz que o interesse do segmento pecuário na absorção de tecnologia pôde ser percebido pelo número de produtores que participam de cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Agricultura em todo o Estado.

No ano passado foram ministrados 19 cursos, com 1.380 participantes, e mais seis cursos para nível superior, que resultaram na qualificação de 245 profissionais. Este ano, até o final de maio, a secretaria ministrou seis cursos para 321 pecuaristas.

VII Encontro Nacional do Novilho Precoce

De 17 a 19 de julho de 2002, irá se realizar em Cuiabá/MT o Encontro Nacional do Novilho Precoce. O encontro está em sua sétima edição e os organizadores esperam receber mais de 500 participantes.

No dia 17 haverá um abate técnico de novilhos, seguido de avaliação de carcaças, a ser realizada pelo Prof. Dr. Albino Luchiari Filho. Nos dias 18 e 19 será realizada uma série de palestras. A programação pode ser vista, clicando no link VII Encontro Nacional do Novilho Precoce

Fonte: Diário da Manhã/GO (por Lucielle Bernardes), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.