Uma área de baixa pressão vai dar origem nesta quinta-feira (14/9) a um novo ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, a leste da costa do Rio Grande do Sul. Segundos informações da Metsul Meteorologia, apesar de não haver previsão de temporais, como os da última semana, a preocupação é pela soma de água que já caiu e pode vir a cair novamente no curto prazo.
Com o solo saturado de umidade, mesmo os ventos moderados são capazes de causar quedas de árvores. “A boa notícia é que quando o campo de vento do ciclone começar a adquirir maior extensão e intensidade sobre o Oceano Atlântico entre amanhã e sexta-feira (15/9), o sistema já vai estar em rápido afastamento da área continental”, esclarece o boletim. Com isso, serão menos chuvas e ventos.
Metsul aponta a rota do ciclone desde sua formação até seu afastamento completo — Foto: Metsul Meteorologia
Outro destaque da previsão do tempo é o declínio das temperaturas esperado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas regiões podem registrar mínima invertida, que é quando a menor temperatura do dia pode ser registrada no período da tarde e não de noite ou ao amanhecer.
Diante das quedas das temperaturas, há condições para geada no centro-sul e na região serrana de Santa Catarina, onde também deve chover forte. Na fronteira oeste do Estado e do Paraná, deve amanhecer com garoa, mas a partir da tarde a chuva diminui. No restante das áreas dos dois Estados o sol se intercala com pancadas de chuva ao longo do dia.
Em São Paulo, a chuva deve se espalhar com risco para raios e rajadas de vento em todas as regiões paulistas somente durante a quinta-feira. Isso porque na sexta-feira (15/9) o sistema se afasta. O destaque fica para temperaturas em torno de 10ºC e 13ºC no interior durante a manhã. Com a presença da chuva, o sol aparece menos na capital, então não deve esquentar tanto.
No Rio de Janeiro, o céu também fica encoberto com previsão de temporais na quinta sexta. Porém, as temperaturas não caem tanto, e ainda com boas aberturas de sol, o dia será relativamente quente. Agora na sexta, os termômetros não passam de 23°C na cidade do Rio de Janeiro.
No Norte do país, o ar quente e úmido continua favorecendo a formação de nuvens de chuva sobre o Amazonas, o Acre e Rondônia. Nesta quinta, o dia segue bastante abafado nos três Estados, com tendência de pancadas de chuva por todo o noroeste, centro-oeste, sul e sudoeste amazonense.
“Em todo o estado do Acre, a situação é de alerta para temporais com chuva forte e rajadas de vento, mas as temperaturas seguem acima dos 30 °C”, destaca a Climatempo.
Fonte: Globo Rural.