Indústria de carnes dos EUA se prepara para controles de antibióticos
11 de agosto de 2015
Brasil será destaque na reunião sobre clima
11 de agosto de 2015

Novo método facilita avaliar eficiência do ILPF

A divisão agrossilvipastoril da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) desenvolveram uma metodologia para padronizar e facilitar a avaliação da viabilidade econômica de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Os pesquisadores das duas entidades elaboraram um sistema de organização dos custos baseado no sistema ABC (do inglês, Custo Baseado em Atividades) que permite a identificação dos custos de produção associados a cada atividade realizada, como plantio, aplicação de fungicida, aplicação de inseticida, dessecação, colheita, poda de árvores e vacinação de animais.

O método comumente utilizado, o de custeio por absorção, computa os custos globais de cada insumo, o que torna difícil saber quanto de mão de obra foi despedida no plantio e outros itens.

O novo modelo possibilita saber o valor exato de cada procedimento realizado no campo, o que é fundamental em um sistema complexo como a ILPF.

A Embrapa destaca que ao se ter o custo de cada operação, é possível avaliar a eficiência dos procedimentos. Pode-se verificar se a configuração espacial da ILPF está aumentando o tempo de execução de uma atividade, gerando mais consumo de combustível, mais hora-máquina e mais hora de trabalho. Com as informações, o produtor pode ajustar a configuração para tornar o sistema mais eficiente.

O conceito já está sendo aplicado em caráter experimental por meio de uma ferramenta testada em nove Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) em Mato Grosso.

Os comentários estão encerrados.