Apesar de não poder dizer quando o Japão voltará a comprar carne bovina dos Estados Unidos, o novo secretário da Agricultura deste país, Mike Johanns, prometeu que este assunto será “principal prioridade” em sua primeira conferência pública feita na segunda-feira.
“Nós trabalhamos com os países em fatos cientificamente baseados (referentes a Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB) e vários países reabriram suas fronteiras para nossa carne bovina”, disse ele. “Agora, nós estamos realmente ansiosos para assinar o acordo com o Japão. E eu vejo todas as razões para acreditar que poderemos fazer isso”.
Johanns enfatizou que não quer que a transição entre ele e a secretária da Agricultura que está saindo, Ann Veneman, atrase o processo de reabertura da fronteira do Japão. “Eu quero enfatizar que isso é prioridade máxima. Eu vou fazer todo o possível para resolver isso”.
Johanns também confirmou que inspetores dos EUA viajaram para o Canadá na segunda-feira para investigar o cumprimento pelo país da barreira imposta em 1997 na ração de ruminantes. A descoberta de mais um caso de EEB no Canadá em 11 de janeiro levantou preocupações entre os oficiais dos EUA uma vez que o animal, diferentemente dos dois casos anteriores de EEB do Canadá, nasceu depois que a barreira foi imposta.
Fonte: MeatingPlace.com (por John Gregerson), adaptado por Equipe BeefPoint