Experimentos buscam produzir carnes com Ômega-3
10 de fevereiro de 2004
MS tem o maior rebanho bovino do Brasil
12 de fevereiro de 2004

Novos casos de febre aftosa em Israel

Um veículo utilizado para o transporte de animais de Israel até a Autoridade Palestina parece ter sido a causa do surgimento de febre aftosa em Israel. Até 20 de janeiro, foram detectados dois focos da doença no país, a qual não era registrada desde 1999. Na semana passada, foram detectados outros dois novos casos, um no distrito de Acco e outro no distrito de Yizreel. Como nos focos anteriores, tratam-se de bezerros de engorda vacinados seis meses antes com uma vacina que incluía a cepa de vírus tipo O.

A origem da infecção está sendo investigada e está sendo considerado que a via de difusão da enfermidade é o movimento dos animais. Atualmente, um total de cinco propriedades afetadas foi reportado nos quatro focos. Três destes focos foram definidos como focos primários, com uma fonte comum de infecção (o veículo de transporte de animais). Até agora só foi registrado um foco secundário.

Nas quatro “zonas infectadas” não é autorizado o movimento de animais vivos ou mortos e o leite é transportado com restrições a fábricas especialmente selecionadas. Nas “zonas de restrição”, instauradas em um raio de 10 quilômetros ao redor das “zonas infectadas”, somente são autorizados movimentos de animais aos matadouros localizados dentro destas “zonas de restrição”. A revacinação em todas as zonas de restrição está quase finalizada.

Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.