A consagração do I Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) como uma grande oportunidade para se discutir e apontar soluções para assuntos ligados ao setor, começa a movimentar o circuito pecuário no Estado do Mato Grosso. Mais um evento de pecuária foi articulado ontem, durante o encerramento do encontro internacional.
Entre os dias 17 e 19 de julho será realizado no Centro de Eventos Pantanal o VII Encontro Nacional de Novilho Precoce. O evento faz parte da programação oficial da 38a Exposição Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro) e será realizado em parceria pelo Programa Mato-grossense de Melhoramento da Pecuária (Prommepe) e Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários (Saaf).
Um outro encontro está marcado para junho no Nordeste. A Federação da Agricultura do Ceará (Faec) anunciou no Enipec a realização, entre os dias 4 e 7 de junho, em Fortaleza (CE), da PecNordeste 2002. O evento englobará o VI Seminário Nordestino de Pecuária, a III Semana da Caprino-Ovinocultura Brasileira e a VI Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários.
Bolívia
Pecuaristas da Bolívia, que antes só podiam abater o gado no próprio país, terão pelo menos cinco frigoríficos de Mato Grosso, localizados na região oeste do Estado, como opção para industrialização a partir do ano que vem, quando se espera que o país vizinho obtenha o certificado de região livre da febre aftosa, com vacinação, pela Organização Internacional de Epizootias (OIE).
O resultado da sorologia realizada no distrito de Chiquitania, na Bolívia, será remetido à OIE em agosto, e a certificação é aguardada para maio de 2003. Um dos estabelecimentos da fronteira de Mato Grosso, o Frigorífico Quatro Marcos, industrializa carne e comercializa com a Comunidade Européia e com os Estados Unidos. Os quatro frigoríficos restantes já exportam para países do Oriente Médio.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Joanice Pierini Loureiro), adaptado por Equipe BeefPoint