Fechamento – 12:05 – 13/11/01
13 de novembro de 2001
Vaca louca no Japão afeta exportações de carne dos EUA
14 de novembro de 2001

Novos integrantes da OMC poderão favorecer as exportações agrícolas americanas

“A integração da China e Taiwan no mercado global oferece oportunidades para os produtores, processadores e exportadores americanos” segundo a secretária da Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman.

No ano passado, o setor agrícola americano exportou um total de mais de US$ 2 bilhões para Taiwan e mais de US$1,7 bilhão para a China. Os dois mercados ocuparam a quinta e sexta colocação, respectivamente, nas exportações agrícolas americanas. “Assim que a China e Taiwan reduzirem suas barreiras comerciais e implementarem suas obrigações perante a OMC, novas oportunidades irão surgir, com ampla gama de produtos agrícolas a ser negociada, incluindo grãos, carnes, e produtos processados”, disse Veneman. “Nós continuaremos trabalhando seriamente para a inserção completa dos acordos e cumprimento das regras da OMC”, completou.

Em 1999, a China assinou um acordo bilateral com os EUA, concordando em reduzir em mais da metade as tarifas de produtos americanos prioritários, como carne bovina (de 45% para 10%), aves (de 20% para 10%), queijo (de 50% para 12%), laranja (de 40% para 12%), maçãs (de 30% para 10%), vinhos (de 65% para 20%), uvas (de 40% para 13%), entre outros. Com sua entrada na OMC, a China também concordou em eliminar barreiras às importações, expandir os direitos comerciais das empresas americanas e eliminar subsídios às exportações agrícolas. Estes acordos também vão beneficiar as exportações americanas de outros produtos, como algodão, óleos vegetais, grãos e milho.

“Nós continuaremos a trabalhar para aumentar a competitividade dos produtores americanos no mercado global. Sem dúvida, o fortalecimento e prosperidade da agricultura americana dependem do acesso ao mercado externo”, diz Veneman. A participação da China e Taiwan na OMC aumentará o acesso dos produtores americanos a dois importantes mercados, os quais têm um promissor mercado consumidor para os produtos americanos.

Para maiores informações sobre a política norte-americana na OMC clique aqui.

Fonte: USDA, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.