O Núcleo Brangus Sul-Riograndense elaborou um documento, reclamando do preço do boi no Rio Grande do Sul, que será entregue ao governador Germano Rigotto durante sua visita a Santana do Livramento na próxima segunda-feira. A visita ao município, de onde Rigotto estará despachando na data, fará parte do programa de interiorização do governo. A carta será entregue pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio de Livramento, Sérgio Moreira.
De acordo com o presidente do Núcleo, Cláudio Caldas, dentre todos os estados brasileiros produtores de carnes, o RS tem o menor preço do boi. “Em Santa Catarina, que não é tradicional como o RS, o preço do quilo do boi está R$ 1,90 enquanto aqui está R$ 1,50”. Com isto, acrescentou, o pecuarista gaúcho está vendendo o produto a valores abaixo do custo de produção. O dirigente alertou, entretanto, que, em um ano os supermercados aumentaram, por exemplo, em 100% o preço dos cortes comerciais.
A expectativa de Caldas é que o governador possa dar incentivos à produção gaúcha. Ele informou que o documento também recebeu o apoio do Sindicato Rural de Porto Alegre e das lideranças agropecuárias.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint